FECHAR

Imprimir
Publicado em 06/01/2026

Regras do COAF: abertas as inscrições para treinamento anual oferecido pelo SINFAC-SP. Participe!

O SINFAC-SP está com as inscrições abertas para o curso anual que explica as regras do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em relação à prevenção e combate à lavagem de dinheiro. O conteúdo é considerado obrigatório para as factorings que precisam enviar a Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas ao Coaf até 31 de janeiro de 2026. Ministrada pelo orientador jurídico do Sindicato, o advogado Alexandre Fuchs das Neves, a aula online e ao vivo está agendada para 21 de janeiro, das 9h às 13h. Inscreva-se aqui.  

O curso tem o objetivo de orientar empresários, gerentes, operadores, profissionais dos departamentos de cadastro, comercial e do compliance sobre a aplicação da Resolução 41/22, que trata dos deveres atribuídos a empresas de fomento comercial ou mercantil na prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição em massa. 

Com uma programação extensa, a aula vai além das normas aplicadas ao fomento comercial, oferendo uma visão ampla do tema. Especialista em anticorrupção e compliance, Fuchs abordará o conceito de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (LD/FT), as penas aplicadas e sanções administrativas, os mecanismos de supervisão e fiscalização, o papel do Coaf e as comunicações ao Conselho, entre muitos outros pontos. Ao final da aula, haverá um momento reservado para esclarecer dúvidas dos participantes.  

Como se trata de um curso a distância, o conteúdo pode ser acompanhado de qualquer parte do Brasil. A transmissão será realizada por meio da plataforma Zoom, cujo link será enviado aos inscritos na véspera do evento. Embora gratuitas para associados do SINFAC-SP e da ABRAFESC, as inscrições devem ser feitas obrigatoriamente. Confira a programação abaixo: 

ONLINE - COAF: TREINAMENTO BÁSICO EM PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO - RES 41/22   

Docente: Alexandre Fuchs das Neves   

Inscrições obrigatórias: www.sinfacsp.com.br/evento/644 

Local: Online  

Data e horário: 21/1/2026, das 9h às 13h    

Programação:   

1.Conceito de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (LD/FT) 

2.Etapas e exemplos  

3.Penas aplicadas e sanções administrativas 

4.Supervisão e Fiscalização: 

AVEC – Averiguação Eletrônica de Conformidade 

APO – Averiguação Preliminar Objetiva 

APA – Averiguação Preliminar Ampla 

PAS – Processo Administrativo Sancionador 

5.Organismos Nacionais e Internacionais – ênfase GAFI e as 40 Recomendações - atualização 

6.Obrigações Civis Correlatas e penas aplicadas – Sistema Administrativo de LD/FT 

7.COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras Lei 13.974/20 

Conceito 

Função 

8.Normativos aplicáveis ao setor 

9.SISCOAF como ferramenta de comunicação 

10.Recomendações 6 e 7 GAFI 

11.COAF no Ministério da Fazenda 

12.Res. 41 COAF – aplicação 

Formação da política de risco 

Treinamento 

Importância na exaustiva busca do beneficiário final. 

13.Lei 13.260/16 – tipificação do terrorismo 

14.Lei 13.810/19 – cumprimento das sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas 

Listas e procedimentos de busca 

Bloqueio de bens e ativos 

15.Comunicações ao COAF 

16.Perguntas e respostas 

 Sobre o docente:   

Alexandre Fuchs das Neves é advogado militante, orientador jurídico da ABRAFESC, do SINFAC-SP, Sinfac-RS, Sinfac-SC e Sinfac-BA. Docente do MBA em Negócios de Factoring, Securitização e FIDC´s. Treinado em anticorrupção e Compliance I e II pela ABBC. Consultor técnico do Manual de Análise de Crédito para Factorings, Securitizadoras e FIDC´s. Palestrante em todo o território nacional em diversos temas afins. Gestor da Newsletter da Neves Advogados Associados. 

Formação SINFAC-SP- A Casa do Fomento:    

O SINFAC-SP organiza diversos cursos online, tanto em tempo real quanto pela sua plataforma digital de EAD, e orienta as empresas do setor a incentivarem seus colaboradores a assistirem às aulas. O foco é a profissionalização do setor e capacitação dos profissionais que atuam no fomento comercial. Para implantar os cursos de EAD, o SINFAC-SP buscou apoio da iLabora, empresa conceituada no setor de ensino à distância que usa a plataforma baseada em projeto da Harvard University. Para conhecer todos os temas disponíveis, acesse: www.sinfacsp.com.br/eventos-ead. 

Video institucional

Cursos EAD

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.