FECHAR

Imprimir
Publicado em 31/03/2020

Varejo acusa banco de elevar juros (Valor Econômico)

Associações que representam grandes varejistas, shopping centers e lojistas encaminharam ontem cartas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em que criticam diretamente os bancos por causa de um “aumento expressivo das taxas” de juros, superiores a 70% em certos casos, após o início da crise provocada pela pandemia de coronavírus. É a primeira vez que um setor se manifesta ao governo sobre o tema, num momento em que o comércio já projeta, para este ano, desempenho abaixo do verificado na recessão.

Ontem, a Abrasce, associação de shopping centers, com 400 associados, disse que revisará a estimativa de expansão do setor, de 7% em 2020, para a metade, segundo estimativas iniciais. O número ainda será confirmado, mas se atingir esse índice, é o pior já verificado em décadas. Até então, em 20 anos de levantamento, o desempenho mais fraco ocorreu em 2016, quando as vendas cresceram 4,3%.

A Abrasce é uma das entidades que assina as duas cartas endereçadas a Guedes e Campos, ao lado do IDV, principal instituto do varejo, com 70 associados, da CNDL, dos dirigentes lojistas, da CACB, confederação das associações comerciais, e da ABF, maior entidade do setor de franquias.

As cartas mencionam novas medidas de urgência de apoio aos setores e informam que tem ocorrido “aumento expressivo das taxas, com médias superiores a 50% e, em alguns casos, acima de 70% em operações habituais do varejo, como capital de giro, conta garantida, antecipação de recebíveis, risco sacado, empréstimos 4131 [em moeda estrangeira], entre outras operações ”, diz o texto enviado ao BC. Procurada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que não vai se posicionar sobre esse assunto.

Para Guedes, elas pedem atuação do BC para evitar uma “elevação desmedida dos juros”, assim como impedir “solicitações desproporcionais de garantias que inviabilizam o acesso às operações de crédito já existentes no mercado”. Os aumentos nas taxas já foram verificados, segundo empresas informaram às entidades, em companhias de todos os portes - grandes, médias e pequenas.

Para desconto de recebíveis, o percentual de retorno cobrado de grandes redes passou de 110% a 120% do CDI para até 200% entre o fim de fevereiro e o fim de março, disse ao Valor o vice presidente de uma grande varejista on-line.

“Houve um aumento mesmo em linhas de risco quase zero, como recebíveis. Já recomendamos na carta opções para aumentar a liquidez do mercado”, diz Glauco Humai, presidente da Abrasce.

As entidades sugerem a utilização da estrutura dos adquirente de cartão de crédito, que são as operadoras de cartão, com taxas mais baixas, dizem. Atuam nessa área companhias como Stone, Rede e Cielo. “A proposta visa garantir crédito ao empreendedor, e maior liquidez, sem dependência da aprovação pelos bancos”, escrevem as entidades no texto.

Elas sugerem ao BC que Tesouro ou BNDES fiquem com 100% do risco das operações de crédito das adquirentes, já que essa questão do risco eleva o custo do capital.

Há ainda pedidos mais gerais de apoio aos setores. Ao presidente do BC solicitam linhas de crédito específicas para franquias, a serem pagas em 60 meses e com carência de dois anos, além de liberação dos recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas mantidos pelo Sebrae para uso como capital de giro.

Na carta a Guedes, varejo, shoppings e lojistas pedem permissão para compensar créditos de tributos federais por débitos previdenciários em aberto, refinanciamento de impostos federais e suspensão de pagamento de PIS e Cofins por 80 dias, para quitá-los em 2021 em 12 parcelas, sem juros. Parte disso já foi apresentado ao ministério na semana passada.

As associações do comércio informaram que, até a tarde de ontem, não tiveram retorno do governo sobre o assunto.

“Entendemos que há pacotes sendo lançados pelo governo e, comparado com o cenário de uma semana atrás, tivemos avanços. Mas falta uma coordenação geral, falta unidade. Temos tido contato permanente com o Carlos da Costa [secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do Ministério da Economia], mas não há uma posição clara daquilo inicialmente proposto por nós. Nós entendemos o volume de demandas agora, mas sem isso, não há planejamento”, disse Humai.

Havia uma reunião virtual marcada entre Guedes e o setor de restaurantes, bares e shoppings no domingo, mas foi desmarcada e deveria ocorrer, pela previsão inicial, entre ontem e hoje.

A Abrasce projeta, além da queda na estimativa de expansão do setor no ano, menos aberturas de empreendimentos em 2020 ao menor nível histórico. Já houve adiamento de inauguração de nove shoppings previstos para o primeiro semestre. Parte foi transferida para o segundo semestre e parte está sem data. A projeção inicial eram 19 inaugurações - portanto, quase a metade já foi postergada.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.