FECHAR

Imprimir
Publicado em 01/10/2019

TJLP do quarto trimestre de 2019 é fixada em 5,57% (Valor Econômico)

O Banco Central (BC) divulgou a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vai vigorar ao longo do quarto trimestre de 2019. A taxa foi fixada em 5,57%, em comparação com os 5,95% vigentes até então. Desde janeiro de 2018, a TJLP é calculada de forma automática. Ela foi substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP) e agora vale apenas para contratos aprovados antes de 2018.

Os parâmetros de cálculo da TJLP continuam os mesmos, sendo a meta de inflação mais um prêmio de risco. Esse prêmio de risco, antes arbitrado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), passou a ser calculado a partir da média de seis meses da taxa de rendimento das Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B) para o prazo de três anos.

Com o objetivo de reduzir a volatilidade da TJLP, há um fator de ajuste do prêmio de risco, com efeito redutor, de acordo com o rendimento das NTN-B. Este redutor é igual a 2 pontos percentuais, sempre que a taxa NTN-B for maior ou igual a 4% ao ano. Abaixo disto, será igual à metade da taxa da NTN-B.

Já a TLP é calculada com base na média de juros nos três últimos meses de rendimentos diários de uma NTN-B com prazo de cinco anos, mais a inflação.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.