FECHAR

Imprimir
Publicado em 11/04/2019

SINFAC-SP PRESTIGIA POSSE DA NOVA DIRETORIA DO IASP

O advogado Renato de Mello Jorge Silveira é o novo presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) para o triênio 2019-2021, em substituição a José Horácio Halfeld Ribeiro, que estava à frente da entidade desde 2013.

Com discursos em defesa da democracia, das instituições jurídicas e da advocacia, a posse se deu no último dia 1º de abril, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Fadusp), no Largo São Francisco, e contou com presença de representantes de órgãos e de entidades ligadas ao Poder Judiciário.

Parceiro institucional do IASP, o SINFAC-SP foi representado pelo diretor Alessandro Luiz de Oliveira Azzoni (Opzione Fomento Mercantil), que levou ao novo dirigente daquela entidade os votos de sucesso do presidente Hamilton de Brito Junior e de toda a sua Diretoria.

Do alto de sua experiência de advogado que milita no direito ambiental e empresarial e opera como empresário de fomento comercial com a mesma desenvoltura, o diretor acredita que a presença do Sindicato em eventos da área jurídica repercuta positivamente entre advogados, desembargadores, promotores e juízes, como Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Isto é fundamental, porque ao longo do tempo o factoring estava em descrédito por parte do Judiciário, em relação à operação de fomento e aos contratos, com uma clara confusão entre deságio e taxas de juros. Por não termos uma lei própria e sempre estarmos amparados em diversas legislações, este tipo de interação com outras entidade é fundamental”, afirma Azzoni, ponderando que muitos juízes já estão dando ganhos de causa levando em consideração os contratos de fomento, “um grande avanço para o nosso setor”.

Parceria aprimorada

Em seu discurso, o novo presidente do IASP alertou o crescimento da quantidade dos ataques à Justiça e às suas instituições, seja o Supremo Tribunal Federal (STF), as Justiças estaduais, o Ministério Público e a advocacia.


Azzoni (à dir.) com Renato de Mello Jorge Silveira

“Em que pese esse cenário de horror anunciado, talvez seja a advocacia a quem se dirigem os maiores ataques. Ataques que vão desde o ponto inicial da carreira, vale dizer o exame de Ordem [dos Advogados do Brasil], até a própria atuação e o questionamento da atuação do profissional enquanto tal. Intenta-se, nesse campo, uma quase confusão do advogado com o seu cliente,” afirmou o presidente empossado.

Em entrevista a este Informativo, Renato Silveira, que foi presidente da Escola Paulista de Advocacia, destacou que sua gestão se pontuará pela continuidade do bom trabalho realizado pelo seu antecessor, a exemplo das parcerias com outras entidades, como o próprio SINFAC-SP.

“Existem novos campos e metas a serem desenvolvidos, especialmente na defesa pontual de questões atinentes não só à advocacia como, de modo geral, ao mundo jurídico e à cidadania. Por este aspecto, imagino que as parcerias como a que temos com o SINFAC-SP devem ser aprimoradas”, avaliou.

Também tomaram posse Vitorino Francisco Antunes Neto (vice-presidente), Diogo Leonardo Machado de Melo (diretor administrativo), Jairo Saddi (diretor financeiro), Ana Luiza Barreto de Andrade Fernandes Nery (diretora cultural) e Fabiana Lopes Pinto Santello (diretora de comunicação).

Fontes: Reperkut e IASP

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.