FECHAR

Imprimir
Publicado em 14/03/2017

SINFAC-SP LEVA SOLICITAÇÕES AO COAF

Em até quatro anos, todas as empresas do setor de fomento comercial terão de passar por Averiguação Eletrônica de Conformidade (AVEC). A informação foi divulgada ao SINFAC-SP pelo secretário-executivo do COAF, Ricardo Liao, durante reunião de trabalho realizada no dia 9 de março, em Brasília.

“Embora a AVEC seja meramente declaratória, posto que se trata de um questionário, sem a necessidade de documentação, a empresa deve responder conscientemente e de acordo com a realidade daquilo que de fato está praticando”, afirmou o membro do Conselho, reforçando que, caso seja necessário, posteriormente, por qualquer motivo, será solicitada a apresentação de documentos, e estes devem retratar a realidade do que foi respondido na avaliação.

O secretário-executivo do COAF encontrou-se com a gerente administrativo financeira Cristina Engels Rodrigues e com o consultor jurídico Alexandre Fuchs das Neves, que representaram o presidente Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil).

Ambos levaram a Liao solicitações recebidas de empresários associados, como a criação de um tutorial mais detalhado do SISCOAF, para que seja possível melhor orientá-los nas dúvidas relativas ao site.

Na oportunidade, Ricardo Liao salientou que as avaliações das informações prestadas pelo setor tiveram melhora expressiva na qualidade, possivelmente em função dos treinamentos ministrados pelo Brasil.

“O COAF vinha há algum tempo alertando que muitos empresários prestavam informações desnecessárias, tornando mais complexo o trabalho do Conselho”, reforçou Fuchs.

Averiguação Preliminar Objetiva

Durante a reunião, Liao frisou que muitas empresas serão objeto da chamada Averiguação Preliminar Objetiva (APO), pela ausência da Declaração de Inocorrência, cujo prazo terminou no dia 31 de janeiro, prazo que foi objeto de ampla divulgação pelo SINFAC-SP.

“As empresas que ainda não prestaram a Declaração de Inocorrência devem fazê-lo imediatamente, mesmo fora do prazo, para evitar a referida APO”, esclareceu.

Por fim, o representante do COAF salientou que as empresas devem ser cada vez mais preparadas para o ambiente virtual, considerando o maciço uso da tecnologia da informação por aquele Conselho.

Fonte: Reperkut

Texto publicado em 14/03/2017

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.