FECHAR

Imprimir
Publicado em 02/08/2022

SINFAC-SP apoia evento da ANBC que apresentará resultados do Cadastro Positivo. Encontro será transmitido pelo YouTube

Em vigência no modelo de adesão automática desde 9 de julho de 2019, o Cadastro Positivo completa três anos comprovando os benefícios previstos em sua implementação, principalmente em relação à democratização do crédito e inclusão financeira dos brasileiros. Dados do relatório do Banco Central com análise dos resultados de dois anos de operação do Cadastro Positivo, apontaram para o aumento ou manutenção da nota de crédito de 74% das pessoas físicas e 80% para pessoas jurídicas, além de reduzir em 10,4% a taxa de juros cobrada no crédito pessoal (excluindo consignado), proporcionando acesso e melhores condições de crédito.

Para marcar o terceiro ano do Cadastro Positivo, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) promoverá amanhã, em Brasília, um evento para divulgar números inéditos do setor. Estarão presentes representantes da ANBC, do governo, dos gestores de banco de dados e das fontes do Cadastro Positivo, além de autoridades e imprensa. O encontro terá transmissão ao vivo pelo YouTube e conta com o apoio da ABRAFESC e do SINFAC-SP, além da ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, ACREFI, ANFAC, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), CNI - Confederação Nacional da Indústria, Conexis Brasil Digital e FEBRABAN. A Digital Money Informe e Tele.Síntese são os parceiros de mídia do evento.

Um dos indicadores de democratização do acesso ao crédito com o Cadastro Positivo foi a inclusão de mais de 12,5 milhões de consumidores e empresas na base de dados, a partir do recebimento de informações do setor de telecomunicações. Segundo Elias Sfeir, presidente da associação, esse resultado revela que, estas 12,5 mi de pessoas físicas e jurídicas não constavam na base de dados inicial e, portanto, estavam “invisíveis” ao sistema de crédito, foram incluídas financeiramente.

“O Cadastro Positivo, pelos benéficos até o momento identificados, se consolidou como um direito do consumidor e o setor de birôs de crédito está muito satisfeito com os resultados que geram bem-estar social à população. O Cadastro Positivo permite a análise de risco na concessão de crédito de acordo com o perfil individual e agora considera também informações positivas no cálculo da nota de crédito trazendo uma visão mais completa e justa de pessoas físicas e jurídicas, afirma Sfeir.

“Temos acompanhado o empoderamento do tomador de crédito que, diante de condições mais justas, pode obter recursos financeiros dentro de sua capacidade de pagamento, diminuindo o risco de inadimplência, o que impacta positivamente a economia como um todo. Além disso, ao estimular a expansão do crédito, o Cadastro Positivo aumenta a competição no mercado e pode reduzir a taxa de juros praticada nas operações de crédito”, analisa o executivo, que projeta mais benefícios socioeconômicos a partir da entrada dos setores de saneamento e gás encanado no banco de dados, o que deve ocorrer em breve. 

Para comemorar a data e demonstrar outros resultados do Cadastro Positivo a ANBC promoverá um evento no próximo dia 3 de agosto, em Brasília.

 

3 ANOS DO CADASTRO POSITIVO - EVENTO ONLINE

Quarta-feira, dia 03/08, das 9h às 11:30

Pelo YouTube da ANBC: https://bit.ly/3vm74wC

 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.