FECHAR

Imprimir
Publicado em 15/05/2018

SINDICATO APOIA HOMENAGEM DA ALESP A IVES GANDRA MARTINS

Renomada personalidade do cenário nacional, com participação ativa em entidades como FIESP, Associação Comercial de São Paulo e FECOMERCIOSP, o jurista Ives Gandra da Silva Martins recebeu, na última sexta-feira (11/05), o Colar de Honra do Mérito Legislativo, maior distinção conferida pela Assembleia paulista.

A iniciativa partiu da deputada estadual Célia Leão (PSDB), tradicional apoiadora do fomento comercial, e foi prestigiada pelo SINFAC-SP, na figura do seu 1° vice-presidente, Marcus Jair Garutti (Iguassu Fomento Comercial).

“É uma justa homenagem prestada a este humanista, advogado, jurista, escritor e poeta, que no momento atravessado pelo Brasil, tem o seu grande valor realçado, ao atuar como um baluarte nas situações que exigem serenidade, prudência e muita liberdade”, disse ele sobre o agraciado.

Aos 83 anos de idade, Gandra Martins foi apontado pelos vários oradores da cerimônia como figura exemplar, e não apenas na área jurídica – ao advogar como tributarista, lecionar e escrever vários livros –, mas também na honradez e ética cultivadas no relacionamento com os colegas e a família, na qual é marido e pai extremado.

Aliás, uma das testemunhas oculares desse último aspecto fez parte da mesa diretora da sessão solene. “Meu pai estuda muito, ama muito a nossa mãe e faz de cada um dos seis filhos o único. Além disso, sua fé é incrível”, resumiu a membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, Angela Vidal Gandra Martins”, num dos momentos de maior emoção da cerimônia.

“Entregar essa homenagem ao doutor Ives é dizer a ele o quanto nós reconhecemos o seu talento, a sua seriedade, o seu compromisso, a sua forma de vida. Se nestes meus sete mandatos aqui na Assembleia eu não tivesse conseguido fazer mais nada, já teria valido para mim ter sido a proponente desta sessão”, disse a deputada Célia Leão.

Ao fazer o discurso final do evento, o homenageado disse que das duas bandeiras empunhadas por ele, ao longo dos seus muitos anos de atuação, duas merecem destaque: a luta pela redemocratização do Brasil – “sem derramamento de sangue” – e a defesa ardorosa do parlamentarismo. “Das 20 maiores democracias do mundo, 19 são parlamentaristas, à exceção dos Estados Unidos”, falou o jurista, com nítido entusiasmo.


Garutti com Ives Gandra

Quanto aos elogios recebidos na solenidade, Gandra Martins os atribuiu à capacidade que os amigos têm de dividir tristezas e multiplicar alegrias. “Mas o grande defeito deles é serem parciais, como ficou demonstrado aqui hoje”, disse o advogado, com a conhecida humildade à qual outros ocupantes do púlpito se referiram.

Dentre as autoridades presentes estiveram ainda o deputado estadual Fernando Capez; o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti; o vice-presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados de São Paulo, Fábio Romeu Canton; e o presidente do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP, Ruy Altenfelder.

Compareceram também o coronel Cláudio Boaventura Martins, representando o comandante militar do Sudeste, general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; o presidente da Academia Paulista de História, Luiz Gonzaga Bertelli; o professor Dircêo Torrecillas Ramos e o conselheiro federal da OAB Luiz Flávio Borges D'Urso.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.