FECHAR

Imprimir
Publicado em 05/11/2019

Setor de serviços desacelera no Brasil em outubro, aponta Markit (Valor Econômico)

A atividade do setor de serviços cresceu em outubro pelo quarto mês consecutivo, mas a um ritmo menor, de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da consultoria IHS Markit. No mês passado, o indicador marcou 51,2, de 51,8 em setembro, feito o ajuste sazonal. Leituras acima de 50 apontam expansão da atividade.

O PMI sintetiza a produção, exportação, emprego, preços, custos e demanda interna de 400 empresas dos segmentos de serviços ao consumidor (excluindo varejo), transportes, informação, comunicação, finanças, seguros e serviços imobiliários e empresariais.

Segundo a IHS Markit, a demanda por serviços cresceu em outubro, assim como o emprego no setor.

Um fator que contribuiu para o aumento do número de funcionários foi a melhora no otimismo em relação aos negócios, provocada pelas expectativas mais positivas em relação à economia, diz a consultoria.

O segmento de finanças e seguros liderou o crescimento da atividade no mês. Houve queda apenas em transporte e armazenamento e serviços imobiliários e empresariais. Também houve aumento nas exportações de serviços.

A IHS também informou que o PMI Composto - formado pelo indicador de serviços e o da indústria - também caiu, de 52,5 para 51,8, entre setembro e outubro, feito o ajuste sazonal.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.