FECHAR

Imprimir
Publicado em 11/02/2020

RH EFICAZ ANALISA MUITO ALÉM DO CURRÍCULO

A utilização de técnicas e ferramentas profissionais comprovadamente eficazes na hora de recrutar, realocar ou até mesmo dispensar um colaborador é hoje ponto pacífico nas empresas e nos departamentos de recursos humanos bem-sucedidos.

Este foi o tema central do café da manhã "Como Identificar e Contratar o Melhor Perfil Profissional para sua Empresa", com palestra ministrada no SINFAC-SP pelo administrador Marcos Castañón Tibiriçá.

Segundo ele, identificar o perfil ideal para o preenchimento de uma vaga ainda representa uma grande dificuldade quando a empresa se limita a ler currículos e realizar entrevistas, sem utilizar métodos científicos imprescindíveis à contratação de pessoas afinadas com a cultura da empesa e aptas a enfrentar os desafios a que serão submetidas.

Como exemplo de aderência a esta postura, o palestrante citou a parceria firmada entre a G3 – Fundação por ele dirigida – e o SINFAC-SP, a fim de colocar à disposição dos associados do Sindicato uma ferramenta capaz de facilitar enormemente esta missão.

“Não se trata de um teste convencional, mas sim uma avaliação preenchida em cerca de 15 minutos, que permite levantar até 50 informações sobre os aspectos comportamentais do candidato”, explicou o especialista.

Contudo, ele deixou bem clara a inexistência de características certas ou erradas, mas sim aquelas que se coadunam mais ou menos com determinada posição, atividade e o próprio local de trabalho.

“Além do mais, nada impede que uma pessoa pouco a pouco vá modificando suas atitudes em vários pontos, contando para isso com o seu esforço pessoal de desenvolvimento”, ponderou.

Para ilustrar seu raciocínio, Tibiriçá lembrou a existência de estereótipos como aquele que associa a figura do vendedor à de alguém extremamente comunicativo, capaz de agir rapidamente mediante o mínimo estímulo.

“Mesmo sendo desejáveis atitudes assim neste tipo de função, outros profissionais com perfil diferente podem perfeitamente ter, no seu desenvolvimento, habilidade parecida”, justificou o profissional, frisando a importância de uma boa gestão de pessoas e talentos para o êxito, qualquer que seja o tipo e o tamanho de uma organização.

Tudo isso, no seu entender, é um processo contínuo, que jamais pode se restringir à mera realização de um ou mais treinamentos.

Na verdade, caminha lado a lado com um plano estratégico bem definido, condição básica para se conhecer as competências necessárias de quem for contratado visando, em última análise, a própria perpetuação do negócio.

Impressões

Repleto de profissionais de RH atuantes em empresas do fomento comercial, o café da manhã-palestra permitiu a realização de interessante network, como ressaltou no final Gabriela Celina, analista há sete anos na paulistana ContinentalBanco Securitizadora.

“Foi muito bom trocar contatos, conhecer colegas de outras empresas”, afirmou a psicóloga, para quem não era segredo a existência de ferramentas eficazes neste campo, já que ela própria utiliza uma no seu dia a dia.

Nem esse tipo de recurso, porém, ela acredita eliminar a dificuldade atual de se recrutar quem reúna bagagem técnica, vivência e também qualidades sob o ponto de vista comportamental. “Mas nos ajuda muito a avaliar questões como resiliência, jogo de cintura e habilidade para lidar com as pressões do dia a dia, a famosa inteligência emocional”, reconhece.

A gestora de RH Adriana Agostinho, da SV Fomento, empresa também localizada na Capital, concorda com a necessidade de se analisar o futuro admitido muito além do seu currículo e da própria entrevista de seleção, pois só mesmo o convívio diário com o líder e os colegas permite saber realmente quem foi contratado.

No seu entender, a retenção de talentos é outro fator importantíssimo, em que saber identificar bem os perfis é um instrumento precioso para realocar as pessoas correndo o menor risco possível de, pouco depois, ter de voltar atrás, comprometendo assim a atividade de outros colaboradores.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.