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Publicado em 05/11/2019

RAPIDEZ E FIRMEZA DEFINEM SUCESSO NOS PROCESSOS DE COBRANÇA

Embora a tecnologia tenha proporcionado ao mercado novas formas de cobrança, a exemplo dos lembretes de vencimento de dívida disparados em aplicativos de mensagens, as empresas continuam se valendo de agilidade e persistência na hora de recuperar recursos em atraso.

Esta foi uma das preciosas dicas que o professor Ernani Desbesel deu à turma de empresários e operadores, no último dia 30 de outubro, durante o curso “Gestão da Cobrança, promovido em São Paulo pelo SINFAC-SP.

Para que o processo de cobrança seja efetivo, o docente entende que a empresa deve conhecer as técnicas mais adequadas para buscar a efetiva recuperação do capital.

 “À medida que o atraso da dívida vai ficando cada vez mais longo, o empresário deve usar as ferramentas de cobrança disponíveis, agindo com rapidez e firmeza para obter uma previsão de pagamento. Nunca deve, porém, ter uma atitude considerada inapropriada, ou seja, agindo no calor do momento, na ignorância”, ponderou o advogado especializado na prevenção de riscos nas empresas de fomento comercial e securitização.

Evitar perdas

Proprietário da recém-fundada Smart Capital, de Araraquara, o empresário Adriano Vicente Lopes concordou que o efetivo conhecimento dos processos de cobrança pode evitar ao máximo as perdas causadas por atrasos ou não pagamento de títulos.

“Queremos evitar ao máximo as perdas, inclusive pela atual escassez de papel no mercado e pela existência de muitos cedentes que buscam alavancar dinheiro de forma ilícita”, ressalta.

O empresário confessa ainda não ter recorrido às notificações aos sacados, mas o curso mudou sua percepção sobre este processo. “A partir das explicações aqui obtidas, vamos passar a notificar sacados que insistam em não pagar a terceiros e, consequentemente, cobrá-los”, completou.

Uma das sócias da paulistana 4Credit Securitizadora e responsável pela diretoria de RH da empresa, Raquel Arena saiu do curso bastante motivada pelos novos conhecimentos adquiridos, agora na área de finanças, principalmente para poder realizar uma cobrança eficaz e sem extrapolar os direitos legais.

“Nossa empresa tem um bom índice de recuperação de recursos e baixos números de inadimplência. O atraso de um título creditório, por exemplo, incorre em multa e juros, situação que também nos ajuda a ter uma maior rentabilidade no negócio”, explica a executiva.

Fonte: Reperkut

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