FECHAR

Imprimir
Publicado em 30/04/2019

PLATAFORMA GIROFAC JÁ OPERA COM SISTEMA DE EMPRÉSTIMO SIMPLES

A afirmação foi feita pelo cofundador e diretor de inovação da iDtrust, Junior Santos, que em 25 de abril ministrou, na sede do SINFAC-SP, a palestra temática sobre a plataforma GIROFAC, criada para possibilitar a factorings e securitizadoras operar como fintechs.

“O GIROFAC está operando com um sistema de empréstimo puro e simples, sem as garantias. Futuramente, vai trabalhar com as chamadas garantias reais de alienação fiduciária, mas isso, como foi colocado no evento, depende da demanda”, salientou.

Junior Santos esclareceu também que, por meio da plataforma, a factoring já consegue fazer capital de giro, empréstimo e financiamento pegando garantias de aval, por exemplo. “Os próximos movimentos são de alienações de veículos e imóveis”, revelou o empresário, que fez um road show pelo país nos últimos meses promovendo a ferramenta.

Outro personagem desta palestra, o consultor jurídico da ANFAC, José Luis Dias da Silva, enfatizou que o fato de as empresas passarem a fazer esse tipo de operação de empréstimo, é visto como uma coisa nova para o mercado.

“Mas o GIROFAC, que estava se sedimentando, já ganhou um concorrente, que é a Empresa Simples de Crédito. Então, a gente imagina que a ESC vai trazer à plataforma um estímulo maior para o desenvolvimento”, enfatizou.

Embora a ESC entre no mercado já fazendo exatamente essas operações, inclusive sem precisar da intermediação de um parceiro financeiro – como ocorre no GIROFAC – o representante da ANFAC vê na plataforma a vantagem de não limitar-se a operar apenas em seu município-sede e nas localidades limítrofes, conforme determina a Lei Complementar 167/2019, que criou a Empresa Simples de Crédito.

“Nós vamos oferecer também essa plataforma para as ESCs, e servirá para dinamizar os negócios, diminuindo também os custos da Empresa Simples de Crédito. A ESC e o GIROFAC vão caminhar juntos para o sucesso, podendo dar um novo oxigênio para o nosso mercado”, reforça José Luis, atual vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados das Empresas de Fomento Mercantil (ABAEF).

O presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), deu as boas-vindas aos empresários e, em rápidas palavras, ressaltou a importância da parceria entre o Sindicato, a ANFAC e a iDtrust para o sucesso da plataforma.

Inovação

Embora já tivesse ouvido falar do GIROFAC e tivesse tentado vir a São Paulo anteriormente, Verônica Nicolau, sócia-proprietária da Jasper Fomento Mercantil, de Campinas, desta vez conseguiu assistir à palestra, considerando a apresentação bem elucidativa.

“Pode ser uma excelente oportunidade para empréstimos de pessoa física, porque a Empresa Simples de Crédito será um complemento e não uma concorrente. O GIROFAC pode ajudar a desenvolver outro nicho que a gente está pesquisando agora, o mercado de operações com pessoas físicas”, salientou a empresária, que levará a tecnologia para a Jasper, que opera há apenas quatro meses.

Para Márcio Lombardi, proprietário da M44 Fomento Mercantil, que percorreu os 260 quilômetros que separam a sua cidade, Avaré, e a Capital paulista, a ideia foi entender melhor os conceitos do GIROFAC.

Há três anos no mercado com esta empresa, ele explicou que já buscar inovar a todo o momento. “Como estamos no factoring/fomento convencional há muitos anos, percebo que no interior, principalmente, ainda se usa aquele modelo antigo, sem atualização. Eu estou procurando atualização para me diferenciar das outras”, ponderou.

De acordo com Márcio, que vai aderir às facilidades trazidas pela Empresa Simples de Crédito, o GIROFAC, por sua vez, pode permitir diferenciar-se, no factoring, a partir de uma linha nova de produtos dentro da empresa, que tem nas operações com o setor de agronegócios o seu carro-chefe.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.