FECHAR

Imprimir
Publicado em 10/12/2020

PLANO DE NEGÓCIOS É PEÇA FUNDAMENTAL PARA SUCESSO DE EMPRESAS

Embora o setor sempre tenha despertado interesse em empresários de segmentos correlacionados a investir na abertura de uma factoring, securitizadora e, mais recentemente, Empresa Simples de Crédito, é fato que esses empreendedores precisam ter um plano de negócios bem estruturado.

A análise foi feita pelo professor Rogério Castelo Branco, que em 3 de dezembro ministrou o webinário “Plano de Negócios para Empresas de Factoring”, evento realizado pelo SINFAC-SP.


Rogério Castelo Branco durante apresentação

“A atividade sempre atraiu novos empresários, mas depois do início da pandemia, temos visto um forte movimento de profissionais e investidores interessados em operar no Fomento Comercial, mesmo com a forte concorrência existente e a complexidade envolvida em todas as etapas de uma operação”, frisou.

Segundo ele, nos últimos anos a procura tem aumentado por conta de ex-industriais, que se viram inviabilizados pelo impacto direto das importações chinesas, e procuram melhor rentabilidade. Na outra ponta, grande queda na taxa Selic, que desestimulou os investimentos em renda fixa, incentivou pessoas com dinheiro disponível para a atividade em busca de ganhos mais atraentes.

O treinamento orientou quem já está na área e quem pretende ingressar nela, a realizar um planejamento detalhado contemplando todas as características e particularidades do setor, inclusive ponderando prós e contras, perspectivas e desafios.

“O empreendedor deve saber mensurar e minimizar os riscos inerentes à atividade, a fim de se consolidar e perpetuar seu novo negócio”, ponderou Castelo Branco.

Planejamento

A busca por este aspecto está entre as metas da empresária Vanderléia Bagatini (acima, à esq.), sócia-gerente da paulistana Esfera Fomento Mercantil. “Quanto mais cedo reconhecermos a importância do planejamento, com especial atenção para a relação prospecção/número de visitas, mais rapidamente poderemos garantir o sucesso da empresa”, exemplificou.

A empreendedora saiu do webinário com uma nova visão sobre os prejuízos trazidos pela centralização das decisões, evitando, inclusive, tomar decisões baseadas no relacionamento pessoal. “Esses aspectos são de suma importância para melhor conhecer o plano de negócios e a estruturação, além de ampliar as análises das estratégias de mercado”, salientou.

Contadora na também paulistana Mandala Factoring e Fomento Mercantil, Itália Souza (acima, à dir.) aproveitou a oportunidade para obter novos conhecimento sobre o setor, pois futuramente pretende ingressar na área de operações do Fomento Comercial.

“O conteúdo foi ótimo, transmitiu muito conhecimento e compartilhamento de experiências. Me foquei em absorver o máximo das dicas de planejamento, metas de produção, resultados, orçamento, prazos, entre outros tópicos, que formam toda a base para a formação de um plano de negócios bem construído”, complementou.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.