FECHAR

Imprimir
Publicado em 20/02/2020

PARA ACELERAR TRABALHO DO TJ-SP, NOVO PRESIDENTE PRETENDE INVESTIR EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Considerado o maior tribunal do mundo em volume de processos – 26% dos que tramitam no país –, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo iniciou 2020 com uma série de desafios para a gestão bienal (2020/21) de seu novo presidente, o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

Primeiro convidado do ano da reunião-almoço do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), realizada no último dia 14 de fevereiro, no Jockey Club de São Paulo, o magistrado afirmou que vai trabalhar para promover o maior uso de tecnologia, incluindo a inteligência artificial, para tornar mais célere o trabalho da corte.

A ideia, segundo ele, é minimizar o processo de exaustão que há anos vem dificultando a vida laboral dos 2,6 mil juízes e dos cerca de 43 mil funcionários, causado pelo impacto do grande número de ações a serem analisadas. Aliado a outras medidas, como o maior uso da jurisprudência no julgamento de casos repetidos ou semelhantes, espera-se que o TJ-SP ganhe velocidade na publicação das sentenças.

O magistrado lembrou que o desafio se torna ainda mais complexo por causa da redução orçamentária, situação já enfrentada por seus antecessores, a qual exige a busca por soluções criativas. A estratégia está surtindo efeito, visto que o Tribunal registrou, em 2019, aumento de produtividade de 8% para os magistrados e de quase 11% para os servidores, em relação a 2018.

“Foram quase 2 mil sentenças por juiz por dia. Números como este indicam que o Tribunal de Justiça se preocupa muito com o volume de processos que ingressam e em entender que a desjudicialização é um caminho efetivo para o sucesso”, apontou.

Este estado de coisas, argumentou o presidente do TJ-SP, tem na cultura da litigância algo extremamente negativo, certamente “porque a sociedade brasileira ainda não desenvolveu a adoção de métodos alternativos de resolução de conflitos”, entende.


Marcus Tavolari e Hamilton de Brito Junior (nas pontas) ladeados pelos presidentes do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, e do TJ-SP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco

Anfitrião do evento, o presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, disse que Pinheiro Franco “chega ao Tribunal num momento senão difícil, ao menos tenso e complexo”. Fundadas no mesmo ano (1874), com diferenças de alguns meses, as duas instituições historicamente têm relação positiva.

Tenho certeza de que essa profícua parceira continuará, afinal, participamos do mesmo sistema: a Justiça”, salientou o mandatário do IASP, lembrando que ao longo desses anos, diversas propostas oriundas do Instituto foram acolhidas pelo TJ-SP.

Entidade parceira do IASP e cada vez mais próxima do TJ-SP, o SINFAC-SP prestigiou o evento, com a presença do presidente Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Comercial) e do conselheiro Marcus Tavolari (Globalcred Informações e Fomento Mercantil).

“Assim como seus antecessores, o novo presidente do Tribunal de Justiça reúne todas as qualidades para um gestor em seu segmento, porque possui ampla visão do Sistema Judiciário e da complexidade que a judicialização da sociedade tem trazido para o país. O SINFAC-SP continuará atuando para, cada vez mais, estreitar os laços de amizade com o TJ-SP”, ressaltou o dirigente.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.