FECHAR

Imprimir
Publicado em 03/12/2019

Migo, fintech de crédito que atua por meio de parceiros, chega ao Brasil (Valor Econômico)

A Valor Capital, gestora de fundos de venture capital, liderou uma rodada de investimentos de US$ 25 milhões na Migo, fintech de crédito que tem operações na Nigéria e, agora, vai começar a atuar também no Brasil.

Fundada na Califórnia, a Migo é uma plataforma baseada na computação em nuvem que oferece crédito principalmente por meio de parceiros, atuando como correspondente bancário. “Nosso objetivo é reduzir a desigualdade social, parte da qual criada pela falta de acesso a crédito”, disse ao Valor o presidente da empresa, Ekechi Nwokah.

A plataforma utiliza ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquinas para definir o risco do potencial tomador e, a partir daí, oferecer crédito a ele. Além do acesso aos recursos, que pode ser feito pelo celular, a ideia é que o cliente possa pagar o empréstimo de várias formas, inclusive com dinheiro, o que amplia o alcance da Migo entre desbancarizados.

O funding e a operação de crédito em si, no Brasil, serão de instituições financeiras com as quais a fintech estabeleceu parceria. Os nomes dos parcerios não foram revelados.

Nwokah faz um paralelo entre o papel da Migo e o de uma bandeira de cartão de crédito. Ela é um facilitador, mas o cliente é do banco emissor do cartão.

Na Nigéria, a Migo tem parcerias com operadoras de telefonia móvel, companhias de meios de pagamento e bancos. No país africano, a fintech originou 3 milhões de operações, mas não revela quanto elas representam em volume financeiro.

Com o objetivo de trazer o modelo ao Brasil, Nwokah diz ter feito uma imersão no país para conhecer as necessidades de pequenos empreendedores. “A pessoa que sai de ônibus do Recife e vai até São Paulo para comprar jeans para vender em sua loja vai poder comprar muito mais se tiver crédito e ter menos risco se não precisar levar dinheiro no bolso”, afirma.

Segundo ele, apenas um terço da população bancarizada no Brasil tem acesso a crédito. “Tem muitas pessoas nas áreas rurais, favelas etc. que precisam de crédito e não têm. Queremos chegar a elas por meio de nossos parceiros”, diz o executivo.

A Migo nasceu como um projeto de pesquisa de inteligência artificial liderado pelo professor da Universidade de Stanford Kunle Olukotun. Ele e Nwokah, cientista da computação que trabalhou em projetos de big data da Amazon Web Services, se juntaram e decidiram direcionar a tecnologia para desenvolver soluções de crédito em países emergentes.

 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.