FECHAR

Imprimir
Publicado em 07/04/2020

MESMO COM LIQUIDEZ ESTÁVEL, SETOR JÁ COMEÇA A SENTIR EFEITOS DE PRORROGAÇÕES E ATRASOS

Embora o índice de liquidez das empresas do setor no estado de São Paulo esteja estável neste mês de abril (média de 68,58% nos dias 2, 3 e 6), a elevação do volume de títulos vencidos e prorrogados em carteira já acendeu a “luz amarela” no fomento comercial.

A preocupação em torno deste dado justifica-se pelo salto de 100% no volume registrado de prorrogações e atrasos – 12,65% no final de fevereiro para 25,36% no último dia 3, data em que esta situação foi medida pela primeira vez no “Gabinete de Crise”, atualmente com 67 membros.

“Metade deste elevado percentual é resultado direto da quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, refletindo-se nas nossas operações”, argumenta o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil).

Ainda analisando os números consolidados, o dirigente salienta que os índices de liquidez estão bastante estáveis, com um pequeno viés de baixa. Já os índices de operações, entende, também estão estáveis, porém com viés de alta.

“Entretanto, o índice de operações por entrada de caixa está em franco crescimento, indicando a maior disposição do setor em fazer operações com os ramos que não estão em quarentena, ou ainda o atendimento de parceria a clientes leais”, analisa Hamilton.

Índices

Futuro

O aumento do volume de prorrogações e atrasos mostra que o setor está receoso com um possível agravamento da situação nos próximos meses, inclusive pela prorrogação da quarentena.

Perguntados sobre como projetam sua perda de carteira em dezembro deste ano, caso o isolamento social dure 30 dias, os componentes do “Gabinete de Crise” acreditam que esta quebra será de 23,9%, em média, ainda que haja empresários otimistas (esperam somente 1% de perda) e bem pessimistas (projetam uma avaria de até 50% na carteira).

A questão foi levantada antes de o governo de São Paulo anunciar ontem (06/04) a prorrogação da quarentena no estado, por mais 15 dias, até 22 de abril.

“Realmente, este índice vai depender do tempo que durar o isolamento e como este processo vai deteriorar a economia”, complementa o presidente do Sindicato.

Informações

O andamento da pesquisa se dá por meio de uma ferramenta de levantamento estatístico, que diariamente envia aos inscritos o link das perguntas. Cabe às empresas, logo pela manhã, enviar os seus números à entidade, por meio deste caminho. Em seguida, eles são tabulados, gerando-se a média do dia, e divulgados detalhadamente aos componentes do “Gabinete de Crise”.

Inclusão

Para entrar neste grupo, o interessado deve fazer a solicitação exclusivamente no e-mail: gerencia@sinfac-sp.com.br informando o número do celular e o nome da empresa. Em seguida, basta acompanhar a inclusão no grupo do WhatsApp e preencher a pesquisa em curso no dia.

O Sindicato reforça ao pretendente a importância do compromisso de diariamente enviar as informações da sua empresa, ação que garantirá a participação no grupo.

O não fornecimento das informações ao Sindicato levará à exclusão do participante, que deixará de receber o feedback pormenorizado das respostas às perguntas formuladas no grupo.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.