FECHAR

Imprimir
Publicado em 19/08/2021

Mercado de fomento segue em plena recuperação de acordo com mais recente levantamento do SINFAC-SP

O SINFAC-SP acaba de divulgar os mais recentes indicadores de atividade no setor do fomento mercantil. O levantamento, que engloba factorings e securitizadoras, mostra que as empresas seguem com o mesmo volume de operações de julho de 2019 no comparativo com o mesmo mês deste ano. O gráfico de linha abaixo mostra a evolução consistente das operações comparadas com novembro 2020. Em março de 2021, o mercado estava com um índice de 100,71 % e, no mês de julho, atingiu 116,29%. Quando olhamos os resultados de julho 2021, comparado com julho 2020, época mais acentuada da pandemia, a recuperação foi de 68% nas operações. 

O segmento registrou, ainda, índice de liquidez de 93,18%, o que demonstra que as empresas estão com fôlego para injetar recursos nesta fase de recuperação econômica, disponibilizando capital, principalmente, para micro e pequenas empresas. “O mercado está aquecendo e a procura pelas soluções que o fomento oferece deve aumentar”, avalia Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC (Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito). 

 

O índice de operações por entrada de caixa ficou em 107,42% no mês de julho, e vem aumentando todo mes, o que reflete essa percepção de que os empresários do setor estão com apetite para injetar mais recursos na economia. Abaixo, os indicadores do “Termômetro da Crise” de julho:

 

 

Sobre o Termômetro da Crise do SINFAC-SP

No início da pandemia de Covid-19, em 2020, o SINFAC-SP criou o Gabinete da Crise para apurar seus efeitos entre as empresas de fomento comercial. Até então, não havia indicadores semelhantes para esse setor da economia que atende, principalmente, micro e pequenas empresas.

 

Empresas do setor interessadas em integrar o Gabinete da Crise e passar a receber os dados completos do levantamento podem entrar em contato pelo e-mail: sinfacsp@sinfac-sp.com.br para mais informações. 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.