FECHAR

Imprimir
Publicado em 11/08/2016

MAIS QUE EXIGÊNCIA DO COAF, PLD/FT É IMPORTANTE FERRAMENTA DE GESTÃO

Embora, à primeira vista, possa parecer apenas uma obrigação a mais a ser cumprida, a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo tem-se revelado importante instrumento no dia a dia de factorings e securitizadoras.

A tese é defendida pelo consultor Jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, que ontem (10/08) ministrou mais uma edição do curso “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Formação do Manual”.

Segundo o advogado, é grande a sinergia existente entre o manual de PLD e o de crédito. A análise do relatório de visita no tocante à capacidade instalada, ao número de funcionários, potencial de gerar recebíveis e faturamento é um nítido exemplo disso.

“A maior barreira é a decisão de fazer o manual. Depois de tomá-la, as empresas começam a compreender que se trata de uma importante ferramenta no seu cotidiano, não apenas uma exigência imposta ao nosso segmento desde 2013”, acrescentou.

No curso de ontem o Sindicato forneceu um modelo de manual, elaborado de acordo com o padrão ISO de Qualidade, para cada empresa adaptá-lo ao seu porte e ao volume de sua carteira.

Essa conformação caso a caso precisa ser um processo natural, na visão do consultor. “Se a implantação da política requerer grandes mudanças operacionais na empresa, ou o manual ou as próprias rotinas precisam ser revistas”, defendeu Fuchs.

No seu entender, o êxito neste campo depende, antes de tudo, da visão que o gestor da empresa tenha quanto aos aspectos necessidade, viabilidade e aplicabilidade de uma política preventiva para coibir a lavagem de dinheiro. “Quem lidar com esse assunto apenas com base no feeling e na autossuficiência do dono corre o sério risco de ficar defasado no mercado, além de estar sujeito a pesadas autuações do COAF”, avaliou.

Repercussão

Livia Corte, analista de compliance e relacionamento com o investidor da Viainvest, achou o curso muito dinâmico e interessante. Já temos o manual em nossa empresa e as informações aqui recebidas nos permitirão aprimorá-lo, o mesmo ocorrendo com os controles internos.

Para Valter Diani, da Vision Gestão Empresarial, o curso foi uma excelente oportunidade para dar início ao manual da empresa. “Estávamos no zero, mas agora estamos sendo bastante atualizados com relação a este tema”, comemora o gerente administrativo.    

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.