FECHAR

Imprimir
Publicado em 15/12/2020

LANÇADO BANCO DE NEGÓCIOS DA ABRAFESC

O Fomento Comercial deu, na última sexta-feira (11), mais um passo rumo à modernização de suas operações e ao desenvolvimento de novos caminhos para a atividade – o lançamento do Banco de Negócios Digital da ABRAFESC – Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito.

O Banco de Negócios é voltado exclusivamente para atender factorings, Empresas Simples de Crédito, securitizadoras e FIDCs, com produtos e serviços, incluindo operações de crédito estruturado. Os associados à ABRAFESC e aos sindicatos fundadores da nova entidade (SINFAC-SP, SINDISFAC-MG, SINFAC-AM, SINFAC-ES e SINFAC-CS/SC) poderão inclusive parametrizar limites de crédito para os seus clientes.

A apresentação do Banco de Negócios se deu em live transmitida no canal do SINFAC-SP no YouTube. O presidente Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil) deu as boas-vindas aos participantes e os parabéns ao palestrante Carlos Benitez, CEO da BMP Money Plus, empresa que desenvolveu e vai administrar o aplicativo.

"Estamos entrando em uma nova era de desafios e oportunidades. Durante anos a fio operamos exclusivamente com a compra de duplicatas e cheques. Mas o universo de direitos creditórios é muito maior do que estes dois produtos. Nosso objetivo é democratizar esse tipo de crédito para acesso de toda a nossa base, grandes e pequenas empresas de Fomento Comercial", afirmou Hamilton.

Para o presidente do SINFAC-SC/CS, Elpídio Veronez Debiasi, diretor financeiro da ABRAFESC INFAC-CS/SC, o banco digital vai incentivar a competitividade no mercado. “Esperamos ter muito sucesso com essa ferramenta e ajudar as pequenas empresas de fomento a ter mais competitividade”, salientou.

Presidente do SINFAC-ES e diretor secretário da Associação, Bruno Ferreira de Almeida enfatizou que a BMP Money Plus mostra a força dos parceiros da ABRAFESC, “e isso, para o nosso setor, está sendo um grande avanço”.

Silvestre Augusto, presidente do SINFAC-AM e diretor suplemente da Associação, ponderou que o Banco de Negócios proporcionará grandes mudanças no mercado, entre as quais, resolvendo o problema histórico de empresas que não pagam a terceiros, “o que tornou inviável ao micro e pequeno empresário de Factoring ter uma conta Escrow, por causa dos custos absurdos envolvidos” exemplificou.

O palestrante Carlos Benitez, CEO da BMP Money Plus explicou detalhadamente todos os aspectos estruturais e funcionais do Banco de Negócios. “Conseguimos traduzir as necessidades diárias das empresas de fomento para um ambiente simples e digital, que facilitará, não só em valores, mas na diversificação dos serviços que serão oferecidos para os clientes”, explicou.

Segunda colocada no ranking em volume de contratos no PEAC Maquinhas do BNDES, a BMP Money Plus tem números robustos. Todos os dias, mais de 10 mil clientes têm pedidos de crédito analisados e R$ 25 milhões são concedidos em operações de crédito. Ao todo, a empresa tem 178 parceiros, entre marketplaces, fintechs, adquirentes, varejistas, FIDCs, securitizadoras.


Mapa de funcionalidades mostra os serviços que poderão ser acessados pelos clientes

“A nossa estrutura é a chamada digital banking services, isto é, um ambiente de relacionamento e negociação de produtos bancários. A ideia é que a plataforma possa transformar a operação diária de vocês. Seu cliente, por exemplo, poderá ter um limite pré-aprovado e contratar esse serviço dentro do próprio ambiente”, afirmou Benitez.

O Banco Digital proporcionará duas alternativas de conta – de livre movimentação, em que a empresa vai nomear uma pessoa responsável por operá-la; e vinculada (Escrow), em que poderá dar poder de visualização, inclusão e de autorização a um responsável por operacionalizá-la.

O CEO da BMP informou que a ferramenta vai operar com a funcionalidade do Pix, mas foi decidido que isso ocorrerá somente no final de janeiro, porque a empresa deseja analisar mais detalhadamente possíveis brechas na tecnologia da plataforma do BACEN, como problemas de intermitência ou mesmo demora para a liquidação da operação, maior que os 10 segundos exigidos.

Em breve, a BMP vai colocar à disposição dos usuários um manual para a operação das contas.

O consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves, apoiou as questões tratadas na palestra e reforçou a necessidade de as empresas do setor diversificarem seu produtos e serviços. “O ambiente digital se mostrou uma verdade inexorável, não voltaremos ao que era antes”, disse.

Ao finalizar o evento, o presidente Hamilton afirmou que o aplicativo, disponível na Play Store (Android) e brevemente na Apple Store (iOS) ainda vai ser foco de outras lives para mais esclarecimentos. Por fim, agradeceu a todos pela audiência.

A íntegra da live pode ser assistida AQUI. Mais informações no telefone (11) 3105-0615 ou via e-mail: sinfacsp@sinfac-sp.com.br.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.