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Publicado em 10/03/2020

JOGAR ABERTO DENTRO DE CASA É FUNDAMENTAL

Conceitualmente, as áreas comercial e de crédito devem atuar de forma interligada, e quando inexiste uma comunicação sincera e fluida entre ambas, o resultado quase sempre são perdas para a empresa de fomento comercial em questão.

Este foi, em linhas gerais, o tema debatido no café da manhã “Gestão Integrada Comercial e Crédito”, realizado no SINFAC-SP no último dia 05/03, com palestra do administrador Marcos Castañón Tibiriçá, gestor da Fundação G3, organização parceira do SINFAC-SP que atua na promoção e democratização do acesso a soluções para os negócios.

Segundo ele, por muito tempo as empresas não trataram como deveriam o fato de as atividades dos dois setores serem conjuntas, impedindo com isso de forma indireta, a obtenção de melhores resultados como um todo.

Como exemplo de danos trazidos por esta prática, o palestrante comentou que muitas vezes a área comercial prospecta o mercado em busca de clientes cujo perfil ideal desconhece, apenas e tão somente por também ignorar a própria política de crédito da empresa.


Em uma das atividades, estímulo à interação entre os participantes

“Ambas as áreas precisam se entender, a de crédito, por exemplo, sabendo como é o dia a dia do comercial, o tempo que se leva para conquistar um cliente, a dificuldade de agendar uma visita”, exemplificou o especialista.

Da mesma forma, ele defende que o pessoal de vendas esteja sintonizado com a realidade dos seus colegas responsáveis por definir quais negócios devem ou não ser aceitos, a fim de evitar futuros prejuízos.

Contudo, Tibiriçá afirmou que tão importante quanto esta desejável sintonia é a empresa saber quais métodos e processos ela quer instituir para as duas áreas atuarem de forma eficaz, cada qual em sua especialidade, mas sem jamais agir como ilustres desconhecidas.

Impressões

Além da dinâmica proposta pelo palestrante para que os profissionais presentes trocassem informações e se conhecessem melhor, Marcelo Rabello, gerente comercial da ContinentalBanco, destacou a qualidade das informações recebidas.

“Qualquer curso agrega para uma pessoa, a palestra é bem rica com a troca de informações dos colegas e tudo, porque cada empresa tem um método de trabalho e a gente procura agregar com a experiência de todos”, explicou o profissional da securitizada paulistana.

Na área de crédito, a analista da Pleno Invest neste campo, Camila Melo, disse qual o principal ponto da atividade deverá ajudá-la a promover melhorias dentro da securitizadora campineira.

“A gente expôs aqui nossas dificuldades do dia a dia e descobriu como implementar novas técnicas, conversar de igual para igual, porque, na verdade, não tem que haver disputa entre as duas áreas. Afinal, uma depende da outra e se o comercial não trouxer o cliente, cadê o meu salário?”, questionou.

Ela também valorizou bastante o networking proporcionado pelo curso e a oportunidade de colocar em prática em sua rotina a grande lição que afirma ter aprendido: a importância da “troca de figurinhas” entre as equipes comercial e de crédito, que teoricamente devem caminhar lado a lado, mas nem sempre conseguem fazê-lo.

Fonte: Reperkut

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