FECHAR
FECHAR
Imprimir
Publicado em
24/11/2020
A necessidade de uma gestão de crédito profissionalizada, em consonância com a área comercial, foi apontada como fator decisivo para a obtenção de resultados positivos nas operações realizadas pelas empresas do Fomento Comercial.
Esta abordagem fez parte do Webinário “Análise de Crédito para as Empresas do Setor”, conduzido no último dia 19 de novembro pelo professor Rogério Castelo Branco, profissional com 25 anos de experiência no mercado.
Professor Rogério Castelo Branco
O especialista ressaltou ser fundamental descentralizar o poder decisório do crédito, fazendo com que os proprietários sejam apenas “mais uma cabeça” nos comitês, cujo princípio é a decisão colegiada.
“Realizamos análises práticas dos principais birôs de crédito, salientando características próprias de cada um, bem como a relação custo/benefício de cada produto”, enfatizou.
Com caráter 100% preventivo e prático, o treinamento mostrou a importância em aplicar processos e procedimentos adequados à realidade das micro, pequenas e médias empresas, que são o público-alvo do setor
Impacto positivo
Assistente operacional na Aticca Capital, de Araraquara, Ana Paula Campagnollo afirmou que o treinamento terá impacto positivo na rotina da empresa, incluindo processos relativos a visitas de prospecção de clientes e políticas que devem ser seguidas pelo Comitê de Crédito.
A colaboradora lembrou que os relatórios gerados nos birôs de crédito apresentam informações que podem passar despercebidas mesmo pelas análises mais consistentes, porém trazem consigo dados relevantes para a decisão de crédito, ajudando a evitar operações fraudulentas.
Fundada em janeiro de 2001, a empresa atua preponderantemente nos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços. Para tanto, tem enfrentado bem a crise que ainda se abate pelo país, tendo passado relativamente incólume pelo período considerado mais difícil por seus gestores – o segundo trimestre.
“Porém, observamos que as atividades estão sendo retomadas pelos nossos clientes e a tendência é de melhora ainda maior no próximo ano. Para 2021, esperamos que as atividades econômicas sejam retomadas de forma mais robusta”, projeta Ana Paula.
Novato
Há apenas um mês no mercado, a Corleone Cash, fundada pelo empresário Raoni Guimarães, em Assis, não ficou para trás. Como está começando no ramo, ele pretende absorver todos os conhecimentos possíveis, e tem visto nos eventos do SINFAC-SP uma grande oportunidade para isso.
“Os ensinamentos deste webinário foram de grande valia e abriram bastante minha visão sobre o negócio, me ajudando a amadurecer e profissionalizar nosso sistema de gestão de risco. Mostrou para a minha empresa, mesmo ainda sendo pequena, a importância de usar e seguir à risca uma política de crédito e jamais utilizar mais de 10% do meu ativo em um único sacado”, exemplificou.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela economia, em função da crise econômica agravada pela pandemia, o empresário se diz animado com a aproximação de 2021, “pois toda crise gera oportunidades. Gosto de fazer negócios e trabalhar com capital, analisar empresas e realizar negócios. Com certeza, vamos utilizar muitas das dicas obtidas no webinário”, complementou.
Fonte: Reperkut
Nenhum evento disponível.