FECHAR

Imprimir
Publicado em 28/07/2020

Fintechs juntam forças em recebíveis (Valor Econômico)

A fintech de antecipação de recebíveis Liber adquiriu o controle da Adianta, selando uma parceria já aventada antes da crise do coronavírus, mas acelerada por ela. O valor da compra não foi revelado.

Juntas, as duas empresas somam uma carteira de R$ 3 bilhões em crédito a micro, pequenas e médias empresas, e vislumbram alcançar R$ 10 bilhões até o fim do ano.

As fintechs têm modelos complementares e por isso a aquisição faz sentido, afirma Victor Stabile, presidente da Liber. Esta nasceu focada em antecipação de recebíveis em cadeias produtivas, ou seja, adiantando os pagamentos que as empresas têm a receber de grandes companhias.

A Adianta, por sua vez, opera no modelo multicedente-multisacado, com recebíveis variados. “São modelos muito complementares”, afirma Marco Camhaji, presidente dessa fintech.

Ambos notaram um forte aumento da demanda de pequenas empresas por crédito durante a pandemia. No entanto, elas passaram a ter menos recebíveis para antecipar por causa da redução das atividades. Esse cenário catalisou a decisão de somar forças, diz Camhaji.

De acordo com Stabile, o volume de ativos em março e abril recuou para 40% do volume de fevereiro, mas em junho já retornou ao patamar normal. “A ideia é formar um grupo muito mais forte”, diz o presidente da Liber.

A Liber adquiriu a maior parte do capital da Adianta, mas os sócios-fundadores, caso de Camhaji, continuarão na nova empresa. A ideia, por enquanto é manter as companhias formalmente separadas, mas unir as estruturas mais adiante.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.