FECHAR

Imprimir
Publicado em 04/05/2017

EMPRESA PODERÁ SER ABERTA EM UMA SEMANA NA CAPITAL

A revelação foi feita pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg (à esq. na foto), durante a reunião mensal da Coordenadoria Sindical da Capital da FECOMERCIOSP, realizada no dia 2 de maio, sob a direção do coordenador Renato Giannini.

Com a implantação da primeira etapa do Empreenda Fácil, a partir de 8 de maio os mais de 100 dias atualmente consumidos na abertura e licenciamento de uma empresa vão se reduzir a apenas sete, no caso das atividades de baixo risco, classificação na qual se enquadram de 70% a 80% dos estabelecimentos.

Graças à tecnologia, o empresário deixará de fazer uma autêntica peregrinação por diferentes repartições, obtendo em um único lugar os documentos municipal, estadual e federal.

“Queremos tornar nossa cidade mais competitiva e apta para o ambiente de negócios”, afirmou o secretário, para quem iniciativas assim poderão melhorar a posição do Brasil no Doing Business, ranking do Banco Mundial onde o país ainda ocupa a 174ª posição, entre cerca de 200 nações no quesito facilidade para abrir empresas.

Daniel Annenberg, Renato Giannini e Hamilton de Brito Junior

Para o presidente do SINFAC-SP e vice-coordenador da Coordenadoria Sindical da Capital da FECOMERCIOSP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), o projeto é muito interessante, tendo nascido na Secretaria da Micro e Pequena Empresa e já estando funcionando em Brasília.

Na prática, segundo ele, representa uma inversão do processo, pois normalmente era necessário entrar primeiro na Junta Comercial para se obter automaticamente CNPJ e Inscrição Estadual. “Só depois se entrava na prefeitura, onde muitas vezes estavam os grandes problemas com licença de funcionamento”, observou Hamilton.

Mas, de acordo com o secretário Annenberg, o Empreenda Fácil está apenas começando. Dentre os pontos do projeto a serem aprimorados em suas próximas fases estão a inclusão do fechamento de empresas e também da regularização daquelas que já haviam tentado abrir e não conseguiram.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.