FECHAR

Imprimir
Publicado em 06/08/2019

Em livro, Febraban defende fintechs para ajudar a baixar juros ao consumidor (Valor Invest)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) defende a aprovação da nova lei de falências, o estímulo ao ambiente de fintechs e a federalização da legislação bancária como formas de ajudar a baixar as taxas de juros ao consumidor final. As sugestões fazem parte da segunda edição do livro “Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil”, que a entidade lança nesta terça-feira.

No fim do ano passado, a Febraban publicou a primeira edição do livro apontando 21 fatores que levaram os juros a ser mais altos no Brasil que em outros países. Entre eles, a dificuldade de recuperar garantias, o peso dos tributos e a inadimplência elevada.

A versão atualizada e ampliada “espelha o debate que ocorreu nos últimos meses, e reforça propostas para a atuação dos bancos e da sociedade de forma a fazer os juros baixarem no país”, afirma o presidente da Febraban, Murilo Portugal, no prefácio da segunda edição.

No livro, a Febraban faz referência a pontos que vêm ganhando importância com as novas tecnologias.

A entidade diz apoiar a entrada de novos competidores no setor, desde que operem sem subsídios e sejam submetidos à mesma regulação dos bancos. “O importante é que a maior competitividade resulte de vantagens intrínsecas dessas empresas e não do fato de estarem submetidas a uma regulação diferente da dos bancos”, afirma.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.