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Publicado em 09/07/2020

Dinheiro de clientes do Nubank e PicPay 'some' e fintechs alegam erro da Caixa (Valor Invest)

Na noite da última terça-feira (7), clientes de fintechs como o Nubank, PicPay e Neon reclamaram nas redes sociais que valores sumiram de suas contas digitais. Ao longo da noite, no entanto, alguns do usuários dessas contas digitais relataram ter recebido um pedido de desculpas e a devolução dos valores.

Na manhã de hoje (8), algumas dessas fintechs associaram o problema à Caixa Econômica Federal. Isso porque os valores desaparecidos seriam das parcelas do auxílio emergencial recebido pelos trabalhadores e transferidos para essas contas digitais.

No caso do Nubank, uma das formas de se depositar dinheiro na NuConta é gerando um boleto e fazendo o pagamento dele por outra conta bancária. Segundo a fintech, "entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto", que teria sido um erro no sistema da própria Caixa.

A fintech afirma que ao ser informada sobre a situação, comunicou aos clientes o erro e iniciou o processo de estorno para a Caixa, mas alguns desses estornos aconteceram de forma equivocada.

"O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa já reverteu os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já foram contatados e receberam os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal", afirma a fintech em nota.

Já o PicPay divulgou uma nota em que afirma que "por instabilidade do sistema do Caixa TEM, um pequeno percentual das transações entre o aplicativo e o PicPay não é concluído".

"Nesses casos, o usuário deve fazer nova tentativa. Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco", concluiu a fintech em nota. No mesmo comunicado, o PicPay afirma que "desde o início da distribuição do auxílio emergencial, mais de 2,9 milhões de usuários concluíram a transferência do benefício para o PicPay com sucesso".

Resposta da Caixa

Em resposta ao pedido de comentário do Valor Investe, a Caixa respondeu, por e-mail, dizendo que "acerca de relatos de intercorrências em pagamentos e transferências do CAIXA Tem para fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco".

A instituição financeira também disse que "apenas nesta quarta-feira (8), já foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da CAIXA."

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