FECHAR

Imprimir
Publicado em 11/06/2019

DIMINUIR EXCESSO DE PROCESSOS É DESAFIO DO JUDICIÁRIO

Reconhecido com um país que entope os tribunais com milhares de processos todos os anos, o Brasil – por ser altamente litigioso – só diminuirá esse volume se conseguir conciliar segurança jurídica com celeridade nos julgamentos.

A afirmação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, durante a palestra “Os desafios do STF e do Judiciário”, apresentada na reunião-almoço promovida em 31 de maio pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Para o magistrado, boa parte das demandas nem precisaria ter chegado ao STF, visto que a Suprema Corte tem passado nos últimos anos por episódios cada vez mais desafiadores, somado ao volume excessivo de ações a julgar.


David Teixeira de Azevedo, Alexandre de Moraes e Marcus Jair Garutti

No Supremo desde 2016, quando foi indicado para a vaga do ministro Teori Zavascki (1946-2017), Moraes relatou o trabalho árduo que ele e seus colegas têm feito para diminuir o volume de processos aguardando por decisão.

Em 2018, por exemplo, foram distribuídos 55.201 processos no STF. E os juízes conseguiram julgar um volume bem maior (126.753). Desse total, foram 112.218 decisões monocráticas e 14.535 colegiadas. “Imaginem se tudo isso precisasse ir a Plenário”, reiterou.


Alessandro Azzoni, Alexandre de Moraes e Alexandre Fuchs das Neves

“É possível acelerar os julgamentos, mas é necessário um trabalho de gestão, com obediência aos prazos, promovendo mudanças em mecanismos internos. É necessário conciliar segurança jurídica com celeridade para diminuirmos a litigiosidade no Brasil. Temos de mudar essa cultura”, salientou Moraes.

Parceiro do IASP, o SINFAC-SP foi representado por Marcus Jair Garutti (1º vice-presidente) Alessandro Azzoni (diretor), Cristina Engels Rodrigues (gerente administrativo financeiro) e Alexandre Fuchs das Neves (consultor jurídico).


Cristina Engels Rodrigues, Alexandre Fuchs das Neves e Marcus Jair Garutti

“As palavras do ministro demonstram haver uma grande preocupação de seu gabinete em fazer uma gestão eficiente de processos, a fim de diminuir a avalanche de processos pendentes”, comentou Fuchs.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.