FECHAR

Imprimir
Publicado em 26/01/2017

Demanda das empresas por crédito recua 2,2% em 2016 (DCI)

O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito mostrou recuo de 2,2% na procura empresarial por crédito em 2016 frente ao ano anterior. Foi o pior resultado na procura das companhias no País por crédito dos últimos quatro anos.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a baixa demanda por capital de giro, tendo em vista o aprofundamento da recessão, o reduzido patamar da confiança empresarial e as taxas de juros ainda elevadas, pesaram negativamente sobre a demanda das empresas por crédito no ano passado.

Em relação ao porte, a queda da demanda nas médias e grandes empresas foi de 12% e 10,4%, respectivamente.

Já as micro e pequenas exibiram menor recuo na demanda por crédito no acumulado de janeiro a dezembro de 2016 frente ao mesmo período do ano passado (-1,7%).

Análise por setor

Todos os setores econômicos pesquisados apresentaram quedas no acumulado do ano passado na comparação com 2015: indústria (-5,0%), comércio (-3,6%) e serviços (-0,1%).

Já no observado por região, o acumulado da demanda empresarial em 2016 demonstrou recuo em quatro regiões do País: Norte (-5,6%); Centro-Oeste (-2,3%); Nordeste (-2,4%) e Sudeste (-1.2%). Por outro lado, a Região Sul apresentou alta de 0,8%.

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.