FECHAR
FECHAR
Imprimir
Publicado em
31/03/2026
O papel estratégico da contabilidade na gestão financeira das securitizadoras será tema do curso online “Contabilidade para Securitizadoras”, marcado para o dia 9 de abril, das 9h às 13h. Ministrado pelo orientador jurídico do SINFAC-SP e contador Marco Antonio Granado, o encontro apresentará as melhores práticas contábeis aplicadas às operações de securitização de direitos creditórios, abordando aspectos como reconhecimento, mensuração, estrutura patrimonial e evidenciação dessas operações. Inscreva-se aqui.
O curso tem cinco objetivos principais: explicar o tratamento contábil da cessão de créditos; apresentar o reconhecimento de receitas e ganhos nas operações de securitização; tratar da classificação patrimonial dos direitos creditórios; abordar provisões, risco de crédito e evidenciação nas demonstrações financeiras; e destacar boas práticas contábeis aplicáveis às securitizadoras.
A programação também contempla temas como classificação patrimonial dos direitos creditórios, provisões e gestão contábil do risco de crédito, além da evidenciação contábil e da transparência nas demonstrações financeiras. Ao final da aula, Granado, especialista que já atuou em grandes companhias e corporações, conduz um momento de reflexão estratégica sobre como uma contabilidade eficiente pode impactar diretamente a gestão financeira do negócio.
O conteúdo foi desenvolvido para atender às necessidades e dúvidas de proprietários de securitizadoras, gestores financeiros, executivos do mercado de recebíveis, estruturadores de operações e contadores que atuam no setor.
Por ser realizado à distância, o curso permite a participação de profissionais de diferentes regiões do país. A transmissão será feita pela plataforma Zoom, e o link de acesso será enviado aos inscritos na véspera da aula.
Além de “Contabilidade para Securitizadoras”, o SINFAC-SP oferecerá, ao longo do mês de abril, outros três cursos voltados a diferentes aspectos da atuação das empresas do setor. Todos são gratuitos para associados do Sindicato e da ABRAFESC. Confira abaixo os links para inscrição em cada conteúdo e a programação da aula marcada para 9 de abril.
ONLINE - CONTABILIDADE PARA SECURITIZADORAS
Docente: Marco Antonio Granado
Inscrições obrigatórias: www.sinfacsp.com.br/evento/654
Local: Online
Data e horário: 9/4/2026, das 9h às 13h
Programação:
-O papel estratégico da contabilidade nas securitizadoras
-Tratamento contábil da cessão de direitos creditórios
-Reconhecimento de receitas nas operações de securitização
-Classificação patrimonial dos direitos creditórios
-Provisões e gestão contábil do risco de crédito
-Evidenciação contábil e transparência
-Boas práticas contábeis para securitizadoras
-Reflexão estratégica
Sobre o docente:
Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, perito judicial, docente, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, fiscal, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. É docente na UNISESCON-SP, SINDCONT-SP, CRC-SP, SINFAC-SP, ABRAFESC e outras entidades. Atua como orientador contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. Foi conselheiro consultivo da JUCESP (2019–2022) e membro da 5ª Seção Regional do IBRACON (2017–2025). Atualmente, representa o SINFAC-SP atuando como Membro na Comissão de Direito das Micro e Pequenas Empresas da OAB-SP (CDMPE). É Bacharel em Contabilidade e em Direito, pós-graduado em Direito Tributário e Processo Tributário, mestre em Contabilidade, Controladoria e Finanças pela FIPECAFI-USP.
ONLINE - GESTÃO E PERFORMANCE NO FOMENTO POTENCIALIZADOS COM ANÁLISE DE TEMPERAMENTOS E INFLUÊNCIA NA NR-1
Docente: Kelly Waideman
Inscrições obrigatórias: www.sinfacsp.com.br/evento/651
Local: Online
Data e horário: 15/4/2026, das 9h às 13h
ONLINE - VENDAS PARA ANALISTAS DE CRÉDITO
Docente: Marilian Boing Schmitz
Inscrições obrigatórias: www.sinfacsp.com.br/evento/656
Local: Online
Data e horário: 23/4/2026, das 9h às 12h
ONLINE -TRIBUTAÇÃO DE SECURITIZADORAS
Docente: Marco Antonio Granado
Inscrições obrigatórias: www.sinfacsp.com.br/evento/655
Local: Online
Data e horário: 28/4/2026, das 9h às 13h