FECHAR

Imprimir
Publicado em 22/08/2016

Crédito de longo prazo é saída para empresas (DCI)

Com o ambiente de crédito restritivo nos grandes bancos para micro e pequenos negócios, os empresários buscam alternativas e apostam em empréstimos de longo prazo e na gestão do fluxo de caixa.

A melhor gestão de caixa pode controlar melhor o descompasso entre o recebimento dos valores das vendas a prazo com cartão (cujo recebimento demora mais de 30 dias) com a necessidade de capital de giro no dia a dia das pequenas empresas.

Segundo Marcelo Monteiro, diretor de novos negócios da PH3A, apesar do planejamento financeiro ser crucial, o baixo momento da atividade econômica pode trazer problemas no fluxo de caixa, e as empresas acabam transferindo o problema para seus fornecedores ou clientes.

“A antecipação de recebíveis é uma saída, mas além do custo, está difícil de os bancos liberarem. As micro e pequenas empresas são o elo frágil de uma cadeia, e não costumam ter estrutura para aguentar um período muito longo de problemas, o que na visão do banco só agrava o risco de uma inadimplência”, diz.

Dados do Banco Central (BC) apontam uma redução de 9,2% na concessão de crédito para pessoas jurídicas em junho, em comparação a igual mês do ano passado.

De acordo com Maria Teresa Fornea, diretora do Conglomerado Financeiro Barigui e colaboradora do Amigo PME, a tendência é que os empresários apostem em empréstimos mais baratos e de longo prazo.

“Uma alternativa é o crédito com garantia de imóvel para conseguir créditos com prazos de até 10 anos, com taxas de 1,2% ao mês. É um risco que deve ser considerado, mas é uma garantia real e induz o banco oferecer melhores condições”, completa a diretora.

Concorrência

Segundo Fabrício Costa, diretor de novos negócios na Equals, há um movimento do BC para trazer bancos médios ao mercado de recebíveis, como forma de aumentar a concorrência e melhorar as taxas oferecidas às empresas.

“A expectativa é que ainda este ano isso se concretize. Até lá, a conferência e gestão do caixa, contabilização de vendas, auditorias de contrato do cartão e controle sobre o chargeback [quando o cliente não reconhece a compra e o valor é debitado do lojista], é muito importante”, afirma Costa.

“O compasso é de espera, mas é preciso preparo porque o ambiente de crédito difícil ainda dura por mais um tempo. O risco do empréstimo é do sócio e além de uma análise mais forte sobre isso, os bancos ainda esperarão melhores sinais da economia para liberarem as concessões” conclui Marcelo Monteiro, da PH3A.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.