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Publicado em 27/06/2019

CONTROLADORIA FAZ MINUCIOSO TRABALHO INVESTIGATIVO NO FOMENTO COMERCIAL

Embora a inteligência artificial e a “robotização” do atendimento já façam parte do ambiente de trabalho de muitas empresas do setor, o processo humano de checagem, realizado a partir do tradicional “conheça o seu cliente” e da abordagem “olho no olho”, deve ser a regra na relação entre factoring, cedente e sacado.

“A atenção ao cumprimento da obrigação pelo cedente requer muito mais a percepção investigativa de quem faz a checagem do que propriamente a adoção de um procedimento automatizado”, ponderou o professor Ernani Desbesel, durante o curso “Controladoria – Checagens e Notificações”, realizado pelo SINFAC-SP no último dia 25 de junho, na sede.

Advogado especializado na prevenção de riscos nas empresas de fomento comercial e securitização, o docente advertiu os profissionais da área de checagem que sempre desconfiem quando, durante as análises, aparecerem situações que fogem do padrão.

Segundo Desbesel, a chamada controladoria de lastro é um processo complexo e amplo que busca examinar o cumprimento da obrigação do cedente, isto é, a entrega da mercadoria ou a prestação do serviço, dentro do que foi acordado entre cedente e sacado.

“Mais do que investigar se a operação foi performada, faz parte do trabalho de checagem a investigação da existência de problemas na operação entre cedente e sacado, e eles precisam ser encontrados no menor prazo possível”, salientou.

Quem checa deve construir uma ponte de confiança com o cliente, pois este é o princípio básico para uma relação comercial, especialmente quando há concessão de crédito.

“É necessário conhecer, por exemplo, o caráter e a capacidade de pagamento da empresa. O risco é o efeito da incerteza. Quanto mais informações tivermos sobre o negócio, haverá menos riscos e mais crédito disponível”, complementou o especialista.

Menos riscos

Missão cotidiana na 4Credit Securitizadora, de São Paulo, a busca pela diminuição do risco nas operações foi exatamente o motivo da participação no treinamento da diretora-executiva de RH da empresa, Raquel Arena.

“É fundamental entender todos os processos de checagem para garantirmos o lastro nos negócios, já que isto envolve risco e requer medidas que o minimizem. Após o curso, passei a ter outra visão dos processos de checagem”, afirmou a executiva.

O mesmo interesse pelas novidades foi demonstrado pela auxiliar administrativa Tamires de Azevedo, da Axys Factoring e Fomento Mercantil, de Americana, que há três anos cuida da área responsável pelas checagens e confirmações.

“Esclareci muitas dúvidas sobre o tema, e os conceitos aqui vistos vão nos ajudar bastante a gerenciar os direitos creditórios que obtemos, evitando a possibilidade de erros nas operações”, frisou.

Fonte: Reperkut

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