FECHAR

Imprimir
Publicado em 27/10/2015

CONHECIMENTO E ATITUDE POSITIVA: ESSENCIAIS PARA A BOA GESTÃO DA ÁREA DE COBRANÇA

“Os profissionais que atuam nas empresas de fomento comercial têm de estar 110% atentos, pois com 100% ainda não é suficiente”, alertou o professor e consultor Ernani Desbesel, durante o curso “Gestão da Cobrança”, promovido pelo SINFAC-SP no dia 22 de outubro, em São Paulo.

Segundo ele, a alta da inadimplência e a falta de dinheiro no mercado estão tornando o momento propício para atitudes suspeitas de quem busca crédito, portanto “o conhecimento é a chave”, analisou. 
 

Para o professor, existe uma dúvida generalizada no setor sobre os processos adequados a serem desenvolvidos e as técnicas certas para esses processos, além dos conhecimentos que os embasam. “Trabalhamos praticamente com dois tipos de crédito, a compra de duplicatas e de cheques e, em muitas vezes, muitos profissionais desconhecem o funcionamento desses processos de compra e venda, especificamente em relação a esses títulos”, exemplificou. 
 

Ainda muito comum no setor, a desinformação sobre o que é um endosso, um aval e quando deve-se usar uma garantia e para que ela serve, pode prejudicar decisivamente a empresa. “Quem trabalha com isso não entende, muitas vezes, por que está fazendo determinados procedimentos”, acrescentou Desbesel, reiterando que o desconhecimento sobre títulos de crédito decorre porque a operação é mesmo complicada. 
 

Durante o curso, os participantes receberam conhecimentos sob o ponto de vista operacional e jurídico sobre a gestão da cobrança, buscando entender, por exemplo, como funcionam um protesto e as leis das Duplicatas e a do Cheque. 
 

O docente sugeriu aos participantes a leitura dos livros de Rubens Filinto da Silva para ajudar com as dúvidas sobre as questões jurídicas. Ele também salientou a importância de contar com o apoio de advogados especializados na área. “O mundo de hoje está mais perigoso que o de ontem, e para quem trabalha com dinheiro está mais perigoso ainda”, mencionou.

Depoimentos
 

Os participantes aprovaram o curso e prometeram aplicar muitos dos ensinamentos no dia a dia das empresas. Um deles, Ariovaldo Tadeu Amalfi, da Gênova X Gestão Empresarial, gostou de receber mais informações sobre as leis das Duplicatas e do Cheque. “Estamos sempre trabalhando de forma mecânica, e o professor nos deu uma visão diferente para podermos abordar os clientes”, comentou. 
 

Proveniente da área de cobrança, Sérgio Thomé, da Providence Companies, afirmou ter bastante conhecimento sobre matérias apresentadas no curso, no entanto, “achava que sabia muita coisa e percebi o contrário”, ponderou.


Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.