FECHAR

Imprimir
Publicado em 25/04/2017

Confiança da indústria volta a cair em abril (DCI)

A confiança dos empresários da indústria voltou a cair, após três meses seguidos de crescimento. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu 0,9 ponto em abril e atingiu 53,1 pontos, ante 54 em março.

Apesar da queda, o levantamento sinaliza que há otimismo entre os industriais. Na pesquisa, números acima da linha de 50 pontos demonstram otimismo dos empresários. Na comparação com abril do ano passado, quando estava em 36,8 pontos, o indicador subiu 16 3 pontos. O Icei, no entanto, continua abaixo da média histórica de 54 pontos.

Os dois componentes do índice – situação atual e expectativas futuras – caíram em relação a março. O indicador de condições atuais recuou de 46,3 pontos, em março, para 46 pontos em abril.

Expectativas

A piora dos dados se deu na avaliação sobre a situação da economia brasileira, que caiu de 45,4 pontos para 44,2 pontos. Já a avaliação sobre a situação da própria empresa subiu de 46,7 pontos para 47 pontos.

No índice sobre situação atual, todos os componentes ficaram abaixo da linha dos 50 pontos, o que mostra que os empresários ainda percebem algum tipo de piora nas condições de negócio.

O índice de expectativas também caiu, de 58 pontos em março, para 56,6 pontos em abril. As expectativas em relação à economia brasileira recuaram de 54,6 pontos para 52,5 pontos. Já as expectativas em relação à própria empresa diminuíram de 59,8 pontos para 58,9 pontos.

Entre os segmentos industriais, apenas a confiança da indústria extrativa subiu entre março e abril, enquanto construção e indústria da transformação registraram queda. No mesmo período, a confiança caiu entre indústrias de pequeno, médio e grande porte.

Período

A pesquisa foi feita pela Confederação Nacional da Indústria no período entre os dias 3 e 17 deste mês com 2.952 empresas, sendo 1.172 de pequeno porte, 1.106 médias e 674 grandes.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.