FECHAR

Imprimir
Publicado em 26/11/2020

Campos Neto diz que Pix vai melhorar custo operacional (Valor Econômico)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, em entrevista à Voz do Brasil, transmitido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que o Pix - sistema de pagamentos instantâneo que começou a funcionar no dia 16 no país - já teve mais de 10 bilhões de negociações e veio para ficar.

"O Pix é uma forma de transferência muito barata, que vai gerar novas formas de negócios, gerar inclusão e melhorar os custos operacionais para pessoas e empresas", disse o presidente do BC.

Campos Neto falou também sobre a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), que começou nesta segunda (23) e vai até domingo (29). Para presidente do BC, a educação financeira é muito importante, porque há muito conteúdo na internet sobre como cuidar das finanças pessoais, mas é importante ter acesso a esse conteúdo. "O grande endividamento da população se deve ao consumo de produtos financeiros de forma indevida", afirmou.

Campos Neto falou ainda sobre o open banking - uma proposta de descentralizar as informações financeiras de grandes operadoras para permitir que o cliente escolha que solução usar, mantendo o controle de seus próprios dados. "As informações dos clientes são valiosas para os bancos e, com o sistema, será possível se criar produtos financeiros adequados a cada perfil', explicou.

O presidente do BC finalizou falando sobre a Agenda BC#, que visa aumentar a inclusão financeira, maior proteção ao cidadão e melhorar o ambiente institucional, entre outros objetivos. "é uma agenda amplia que permite aumentar a bancarização e diminuir os custos financeiros para o consumidor", encerrou.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.