FECHAR

Imprimir
Publicado em 02/04/2020

CADA VEZ MAIOR, “GABINETE DE CRISE” REGISTRA NÚMEROS MAIS ANIMADORES

Há apenas uma semana em operação, o “Gabinete de Crise” criado pelo SINFAC-SP chegou a 56 membros nesta quinta-feira (02/04), e este expressivo aumento no número de participantes também significa maior qualidade dos dados disponíveis.

O Sindicato divulgou os percentuais médios de ontem (1º/04) e de quarta-feira (31/03). Embora o último dia de março tenha fechado com médias mais baixas do que nas três medições anteriores (veja gráfico abaixo), o 1º de abril, no entanto, foi mais animador para o setor, registrando “liquidez” de 70,76%, “operações do dia x média diária de fevereiro”, de 39,61%, e “operações do dia x entradas de caixa”, de 59,76%.

Para se ter uma ideia do significado desta diferença, em 31 de março os índices médios fecharam em 65,29% (liquidez), 38,25% (operações do dia x média diária de fevereiro) e 40,38% (operações do dia x entradas de caixa).

“Iniciamos a pesquisa com um índice de liquidez próximo a 80% e estamos estabilizados com uma média de 70%. O levantamento mostra muita volatilidade, dependendo da concentração de risco de cada empresa em função de operações de tranche e contas Escrow”, analisa o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil).

Segundo ele, este processo está afetando também a grande quantidade de prorrogações que, para esta finalidade, está se considerando como inadimplência.

O dirigente vê ainda com preocupação o nível de operações do dia em relação à média de fevereiro, demonstrando que o setor está operando com uma média de 45% e com muitas empresas semiparalisadas. No caso das operações, em relação à entrada de caixa, a pesquisa revela que o mercado está atuando com a metade da média obtida em épocas normais.

“A partir da próxima semana, vamos tentar apurar a qualidade da carteira, subdividida em vencidos, prorrogados e a vencer”, informa Hamilton.



Informações

O andamento da pesquisa se dá por meio de uma ferramenta de levantamento estatístico, que diariamente envia aos inscritos o link das perguntas. Cabe às empresas, logo pela manhã, enviar os seus números à entidade, por meio deste caminho. Em seguida, eles são tabulados, gerando-se a média do dia, e divulgados detalhadamente aos componentes do “Gabinete de Crise”.

O resumo das informações será publicado neste Informativo on-line, às terças-feiras (com dados de quinta, sexta e segunda-feira) e às quintas-feiras (com dados de terça e quarta-feira).

Inclusão

Para entrar neste grupo, o interessado deve fazer a solicitação exclusivamente no e-mail: gerencia@sinfac-sp.com.br informando o número do celular e o nome da empresa. Em seguida, basta acompanhar a inclusão no grupo do WhatsApp e preencher a pesquisa em curso no dia.

O Sindicato reforça ao pretendente a importância do compromisso de diariamente enviar as informações da sua empresa, ação que garantirá a participação no grupo.

O não fornecimento das informações ao Sindicato levará à exclusão do participante, que deixará de receber o feedback pormenorizado das respostas às perguntas formuladas no grupo.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.