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Publicado em
25/06/2019
Pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que 4 em cada 10 usuários de cartão de crédito tiveram o limite ampliado mesmo sem pedir.
O estudo ouviu 805 consumidores acima de 18 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e residentes das 27 capitais, entre os dias 5 e 15 de abril. A maioria (53%) achou a proposta interessante. Outros 21% disseram que contestaram o crédito a mais, porque não viam necessidade no uso. Já 18% utilizaram o valor disponível.
Desse percentual, 13% disseram estar precisando do dinheiro naquele momento e 5% usaram mesmo sem ter necessidade. A oferta extra ocorreu para quem tem cartão de crédito, cheque especial, cartão de loja ou possibilidade de fazer empréstimos comuns.
Para José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil, o crédito fácil pode ser uma armadilha. “Mesmo que a oferta seja atrativa, vale considerar as condições e as reais necessidades de contratar o crédito”, afirma ele.
Entre os que receberam esse tipo de oferta:
A oferta extra ocorreu para usuários de:
Levantamento
Feito pelo SPC Brasil e pela confederação dos lojistas, o estudo ouviu 805 consumidores acima de 18 anos, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e residentes nas 27 capitais
A margem de erro é de, no máximo, 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos
Fontes: SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)