FECHAR

Imprimir
Publicado em 22/11/2016

Bancos conquistam clientes com contas totalmente digitais (Valor Econômico)

O mundo financeiro foi inundado de novidades e perspectivas de fortes mudanças com a ascensão das fintechs, startups que entregam digitalmente serviços financeiros específicos e que estão surgindo às centenas no mundo. O Brasil segue os passos dessa tendência com o aparecimento de bancos que deram passos próprios para o lançamento de contas 100% digitais e sem tarifas bancárias.

O Banco Original, um dos primeiros do país a oferecer a possibilidade, começou seu projeto em 2013 e chegou ao varejo em março de 2016. “Nossa proposta é alcançar clientes que entenderam que pegar taxi e reservar quarto ou hotel é diferente do que foi no passado, portanto, a relação com o dinheiro e com os investimentos também deveria ser diferente”, diz Marcos Lacerda, chief marketing officer (CMO) do banco.

Para se tornar cliente, basta baixar o app “Seja Original” na Apple Store ou no Google Play e efetuar o cadastro de abertura de conta. O processo é feito apenas pelo celular, com envio de documentação, fotos e comprovante de residência. O mesmo vale para transações bancárias como transferências, pagamentos e consulta de extrato, depósito de cheques por imagem e investimentos. “O banco atingiu em menos de um ano 100 mil correntistas, meta prevista para março de 2017”, diz o executivo.

Uma das novidades, segundo Lacerda, é permitir acesso ao BOT Original pelo Messenger do Facebook, sistema de conversa que usa inteligência artificial para o atendimento virtual 24 horas.

Seguindo a estratégia, o Intermedium começou sua oferta digital por títulos de renda fixa como CDBs, LCIs e LCAs e, em 2015, lançou a conta digital. “Temos uma carteira de produtos diversificada e clientes que buscam serviços para facilitar o dia a dia”, afirma Marco Túlio Guimarães, diretor executivo comercial do Intermedium. A expectativa é alcançar 300 mil clientes até o fim de 2017.

No perfil de correntistas 80% são do sexo masculino com idade média de 32 anos. O crédito pode ser ativado mediante análise. “Nosso maior diferencial é a gratuidade para o uso dos serviços da Conta Digital Intermedium, além da praticidade de se fazer tudo pelo aplicativo móvel”, afirma Guimarães.

O segmento de empréstimos também deu um salto rumo à digitalização de transações com a oferta no Brasil da Lendico. Com um dos spreads bancários mais altos do mundo o país abre espaço para empresas não financeiras com opção de atendimento no smartphone. “O ambiente digital e a mobilidade do celular constroem o ambiente ideal para a contratação de serviços financeiros, como empréstimos”, diz Marcelo Ciampolini, CEO da Lendico.

Para se candidatar a um empréstimo não é necessário baixar um aplicativo que só seria usado novamente a cada seis meses, período mínimo no qual o usuário aprovado pode voltar à plataforma. O sistema aceita assinatura digital do cliente e faz o reconhecimento facial por selfie e com interação apenas on-line.

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.