FECHAR

Imprimir
Publicado em 09/06/2022

Ações para acabar com a “Indústria do Limpe Seu Nome” foram debatidas em Brasília

A “indústria do limpe seu nome” vem chamando cada vez mais atenção de juristas e de diversos segmentos que trabalham com análise e concessão de crédito. Na manhã de ontem, o portal jurídico JOTA e a ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito) organizaram um encontro sob o tema “Litigância predatória: a indústria do limpa nome e seus efeitos negativos”. O presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Jr., e a Conselheira Fiscal do sindicato, Doriana Pieri Bento, foram ao evento em Brasília, já que o assunto é de extrema relevância para o setor. O Sindicato mantém um grupo de trabalho que busca medidas para combater a prática de concessões de liminares que têm excluído dos bureaus de crédito o nome de devedores sem que sejam feitos os pagamentos das dívidas.

 

"A litigância predatória prejudica o mercado de crédito como um todo. Estamos penalizando o adimplente pelo mau comportamento do inadimplente observado nessa indústria do limpa nome. A inadimplência responde por 35% do impacto no spread bancário. Ou seja, quanto maior a inadimplência, maior o impacto nos juros. Qualquer supressão de informação para avaliação de crédito vai trazer dano para o consumidor", disse o presidente da ANBC, Elias Sfeir. Para assistir o vídeo do encontro, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=l63X-hITuSs.

 

Atento aos prejuízos que a indústria do limpe seu nome vem trazendo para o setor, o SINFAC-SP tem se mobilizado desde o ano passado, quando juntou elementos sobre a prática e apresentou o assunto amplamente em debate promovido durante o 14° Simpósio do SINFAC-SP e o 1° Congresso da ABRAFESC. As entidades também tiveram a oportunidade de levar o tema à imprensa em reportagem do Valor Econômico. além de ter promovido uma reunião com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com a participação da ANBC e do Cenprot, com objetivo de formar um grupo de trabalho sobre o assunto.

 

João Azambuja, juiz federal do TRF-1, Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP e Doriana Pieri Bento, Conselheira Fiscal do sindicato no encontro promovido pelo JOTA e pela ANBC
Na foto, os representantes do SINFAC-SP com o juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Felipe Viaro

 

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.