FECHAR

Imprimir
Publicado em 29/03/2018

A IMPORTÂNCIA DAS CHECAGENS E NOTIFICAÇÕES

“Sendo bem feita, a controladoria de lastro possibilita que o dinheiro retorne, e nos dá uma força de cobrança bastante importante”. A frase é do professor Ernani Desbesel, que ontem (28/03) ministrou, na sede do Sindicato, o curso “Controladoria, Checagens e Notificações”.

De acordo com o especialista, essa área consiste num conjunto de processos para garantir o dever de pagamento do sacado. “São os atos realizados desde a chegada da operação até o momento do vencimento de todos os títulos, dando sustentação ao negócio”, explicou.

No seu entender, esse aspecto do dia a dia teve um desenvolvimento notório nos últimos anos, após as empresas perceberem o quanto a atividade fica vulnerável sem ele.

“Porém, ainda existe fragilidade em vários pontos”, ressalvou Desbesel. A checagem mal feita do recebimento de mercadoria, por exemplo, sempre acaba deixando uma brecha para que o sacado fuja do pagamento. “Ou seja, não basta verificar se a entrega ocorreu, mas também se estava na qualidade e quantidade adequadas, eliminando-se com isso o risco de devolução”, acrescentou.

A notificação de compra é igualmente importante, pois significa dar ciência ao devedor de que ele não pode mais pagar ao credor original. “Caso essa etapa não seja cumprida, corre-se o risco de o pagamento ser feito diretamente ao cedente, que pode ter uma conta bloqueada e se recusar a restituir a quantia para a factoring, securitizadora ou FIDC adquirente do título”, exemplificou.

Valor agregado

O gerente-geral da Proa FIDC, de São João da Boa Vista, começou a dar mais importância ao assunto a partir do ano passado, justamente ao participar de outro curso sobre o tema, também realizado pelo professor Desbesel no SINFAC-SP.

“Montamos o departamento de controladoria na nossa empresa e desde então a gente tem visto um reflexo positivo muito grande na qualidade dos títulos comprados, por conta de uma melhor análise de crédito, e também no setor de cobrança, com a queda acentuada no índice de inadimplência”, assegurou Celso Oliveira.

Para Rafaela Donine, da securitizadora Estima, de Araçatuba, o curso realmente agregou valor ao permitir a confrontação do seu conteúdo com as práticas rotineiras da empresa onde essa analista de controladoria e cobrança trabalha.

“Eu não sabia o quanto é importante essa área, pois aqui hoje ficou muito claro que ela representa o centro, a cabeça de uma securitizadora ou factoring”, reconheceu a profissional.

Fonte: Reperkut

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.