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Publicado em 20/10/2015

80% dos lojistas virtuais são micro e pequena empresa (DCI)

Quando se fala em comércio eletrônico no Brasil, as primeiras referências dos usuários são os grandes players, que vendem inúmeros produtos com promoções exorbitantes e preços atrativos. Porém, a realidade do e-commerce nacional é que os micro e pequenos empresários são donos de oito, em cada dez lojas virtuais, espalhadas pelo País.

O levantamento é da BigWeb, aplicação exclusiva da BigData Corp. A plataforma realiza uma varredura completa e contínua da Internet, pesquisando e correlacionando dados de mais de 90 milhões de sites e 320 bilhões de páginas HTML. Na pesquisa, 450 mil páginas foram catalogadas como e-commerce no Brasil - 2,7% do total apurado.

Ao todo, 81% das lojas virtuais brasileiras vendem, no máximo, dez itens e possuem apenas três categorias de produtos. As maiores marcas, que comercializam mais de 100 artigos, correspondem a 14,41%. Mesmo assim, eles tendem a não ampliar o portfólio, pois apenas 0,96% das empresas têm mais de dez categorias em seus sites. "Os dados reforçam a tese de que a Internet é um espaço propício para desenvolver o empreendedorismo, com a grande maioria das lojas virtuais atendendo um nicho específico de mercado", comenta Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp.

Dessa forma, explica o executivo, um dos principais desafios dos varejistas online é atrair a atenção dos consumidores na web. Isso porque 87,76% dos e-commerces têm menos de 10 mil visitas por mês. Outros 11,2% recebem entre 10 mil e 500 mil usuários mensais e apenas 1,03% consegue ultrapassar este número.

Alavancando as vendas

Uma das alternativas para o e-commerce do pequeno e médio empresário deslanchar é contar com ferramentas que foquem este mercado. O Buscapé, por exemplo, lançou mês passado, em parceria com o Sebrae, um shopping virtual formado exclusivamente por pequenos lojistas. Ao acessar o endereço eletrônico do novo comparador virtual, o consumidor pode buscar por preços e produtos em mais de cinco mil e-commerces de pequeno porte do País. .

O novo comparador do Buscapé faz parte das ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio, liderado pelo Sebrae. "O Buscapé apoia mais essa iniciativa de ajuda ao empreendedor, pois beneficia também o consumidor ao facilitar suas compras online", diz o CEO Global do Buscapé Company, Romero Rodrigues.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a iniciativa virtual é fundamental para operação das PMEs, mas é preciso ficar atento a questões como prazo de entrega, segurança para o pagamento e normas para boas práticas do setor.

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