FECHAR
Iniciou sua carreira no extinto Banco de Crédito Nacional, BCN, onde atuou nas áreas de Crédito Imobiliário, Planejamento e Controle, Mesa de Operações e Gerência de Agências.
Atua no Factoring desde 1995.
Foi Diretor Operacional da ABFAC – Associação Brasileira de Factoring e Diretor Estatutário da All Time Fomento Mercantil S/A, sendo responsável pela gestão comercial e de crédito.
Já prestou consultoria para diversas empresas do setor de factoring e treinou mais de dois mil profissionais do setor de recebíveis, inclusive em instituições financeiras (bancos), FIDC’s, Securitizadoras e Factorings de todos os portes.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FOMENTO MERCANTIL.
- O Factoring e suas tendências.
- O que pode vir com a possível regulamentação do setor de fomento mercantil.
- Factoring, FIDC´s ou Securitizadoras de Recebíveis? Prós e contras.
- O Plano de negócios e a Análise de viabilidade econômica e mercadológica.
- Constituição da Empresa de Fomento Mercantil.
- As despesas fixas e variáveis.
- O cálculo do ponto de equilíbrio e a composição do fator de compra.
MERCADO E PROSPECÇÃO DE CLIENTES.
- A Definição do público-alvo.
- O Perfil do Cliente que vende seus recebíveis.
- Meios de Captação e Manutenção de clientes.
- O relacionamento com o cliente de factoring.
ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO.
- A importância da visita como pré-requisito na concessão de crédito.
- Os Pilares da concessão de crédito na Empresa de Factoring.
- A Análise Cadastral nos bureaux de crédito.
- O Estabelecimento dos limites operacionais.
- A Classificação de Riscos e o Score.
- O Contrato de fomento mercantil e seus aditivos.
A OPERACIONALIZAÇÃO DO FACTORING e o ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS.
- A análise de sacados.
- O Conceito de concentração de risco.
- O “Filtro” operacional e o check list de procedimentos.
- Tolerâncias operacionais - Até onde podemos chegar?
- Acompanhamentos de resultados econômicos e financeiros.
- Acompanhamentos de resultados comerciais.
- Auditoria de normas e procedimentos.
Realizado via Aplicativo Zoom, os inscritos receberão os links na tarde do dia 23/03/2021
Apresentar teoria e prática, esclarecendo particularidades do setor, desmitificando aspectos que possam parecer estranhos aos iniciantes, sejam empresários ou colaboradores.
Citação de “cases” para que todos conheçam de fato as características do fomento comercial.
Colaboradores, empresários, investidores e pessoas que tem interesse em obter os conhecimentos iniciais sobre o setor
Custo de R$ 900,00 para não associado.
Para associados, há desconto de 1 crédito.
Informações: (11) 3105-0615 ou pelo e-mail: eventos@sinfac-sp.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.