FECHAR
Iniciou sua carreira no extinto Banco de Crédito Nacional, BCN, onde atuou nas áreas de Crédito Imobiliário, Planejamento e Controle, Mesa de Operações e Gerência de Agências.
Atua no Factoring desde 1995.
Foi Diretor Operacional da ABFAC – Associação Brasileira de Factoring e Diretor Estatutário da All Time Fomento Mercantil S/A, sendo responsável pela gestão comercial e de crédito.
Já prestou consultoria para diversas empresas do setor de factoring e treinou mais de dois mil profissionais do setor de recebíveis, inclusive em instituições financeiras (bancos), FIDC’s, Securitizadoras e Factorings de todos os portes.
Definição e importância do crédito - política de crédito, normas e procedimentos.
- Distinção do crédito nas diferentes modalidades de operações financeiras.
- Como estabelecer a política de crédito (Você é conservador, moderado ou arrojado?)
- Como estruturar logicamente a política de crédito de acordo com seu perfil de risco e mercado de atuação.
- Estabelecendo o manual de normas e procedimentos de crédito .
Análise e concessão de crédito ao cedente ou ao tomador de recursos.
- As tecnologias utilizadas para análise de crédito.
- As visitas de prospecção (e suas alternativas) como instrumento de concessão de crédito.
- Levantamento e checagens de Informações - Fontes de informação sobre o cliente.
- Proposta de Crédito - Finalidade da proposta de crédito.
- Como interpretar os dados das propostas de crédito, os resultados das checagens e das visitas ao proponente.
- Informações positivas e restritivas de Crédito - Fatores que abonam e desabonam o “caráter creditício” de um cliente.
- A Classificação de Riscos. (Rating).
- Quanto, qual ou quais produtos, como conceder, e por qual prazo.
- A Formalização do crédito para cada modalidade.
- As revisões de crédito.
Análise e concessão de crédito aos sacados.
- Conhecendo as ferramentas de análise cadastral.
- Analisando a capacidade de pagamento das empresas sacadas.
- O Conceito de concentração de risco e suas referências.
- As confirmações e legitimações.
Prevenção às fraudes.
- As fraudes mais comuns em nosso mercado.
- As novas tecnologias como instrumentos de prevenção.
- Alertas que pressupõe fraudes.
- Simulações de comitês de crédito e análises reais.
Realizado via Aplicativo Zoom, os inscritos receberão o link no dia 18/11/20, período da tarde
Orientar os participantes nas práticas eficazes para análise de crédito no setor.
Colaboradores e empresários do setor
Custo de R$ 900,00 para não associado.
Para associados, há desconto de 1 crédito.
Informações: (11) 3105-0615 ou pelo e-mail: eventos@sinfac-sp.com.br, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.