UMA VISÃO MACRO DAS NORMAS IFRS (FINAL)

O Pronunciamento Técnico CPC 24 contempla e enfatiza que se registre a divulgação de eventos subsequentes ao período relacionado às demonstrações contábeis.

Ou seja, a mensuração de todos os fatos favoráveis ou desfavoráveis que ocorrem durante o período intermediário entre o final do exercício contábil e a data em que as demonstrações contábeis são disponibilizadas para publicidade e para terceiros.

A divulgação desta informação é fundamental para o funcionamento do mercado de capitais por contribuir com a quebra da assimetria informacional.

A não divulgação destes eventos subsequentes ainda é relevante, comparando com os que os divulgam, gerando grandes impactos no mercado de capitais quando um evento subsequente de fato acontece ou é anunciado pela entidade, sem estar registrado em suas notas explicativas.

Benefícios para as empresas e para os usuários em geral das demonstrações contábeis quanto temos a redução da assimetria informacional:

- Aumento da credibilidade dos gestores

- Aumento de investidores em longo prazo

- Aumento da capacidade de monitoramento por parte dos acionistas

- Acesso de novos capitais em virtude da diminuição do custo de capital

- Melhor avaliação do preço das ações

Bangladesh é um país considerado como cenário ideal para ser estudado sobre a implementação das normas IFRS, pelas seguintes razões:

- Um dos países mais pobres do mundo

- Recebeu considerável atenção dos investidores após sua abertura para a política econômica, com o objetivo de atrair ainda mais os investimentos externos

- Alto grau de corrupção nesta região

- Um dos mais baixos níveis de informação entre os países em desenvolvimento

- Instabilidade política ou ausência de uma democracia madura

- Governo apoiado pelos militares durante muitos anos

- Conflito de interesses entre os vários grupos reguladores

- Influência das instituições na construção do perfil do administrador das empresas

- Falta de profissionalização na área contábil

As normas IFRS, por ter uma estrutura formal, ao ser definida e aceita para sua implementação efetiva, gera pressões nas entidades que as aplicam instituições, com as suas práticas existentes e arraigadas pelo costume.

A implementação das normas IFRS é imposta aos países em desenvolvimento por órgãos internos e externos, com o objetivo de implementar padrões globais, mas encontra uma grande resistência quando confronta com os fatores ambientais e culturais destes países.

Os profissionais das empresas que atuam nestes países encontram muita pressão para aplicar o conjunto de normas e regras das agência reguladoras, não ocorrendo a colaboração mútua desses órgãos para a implementação das normas IFRS.

Fazem com que esses profissionais as implementem de forma muito confusa, e esta falta de cooperação gera uma multiplicação de práticas desconformes quanto à natureza da mudança da contabilidade.

Em Bangladesh, não foi incorporada ao currículo das universidades a orientação sobre as normas IFRS, dificultando a materialização e capacitação dos profissionais contábeis na implementação e manutenção destas novas práticas contábeis.

A informação detalhada sobre o lucro da empresa é vital para a tomada de decisões dos usuários das demonstrações contábeis, a proteção dos investidores e a cultura nacional, sendo esta última uma chave institucional informal.

A influência das práticas de medição da contabilidade impacta diferentemente entre os países, na qualidade dos ganhos, por exemplo: a aplicação das normas IFRS na União Europeia influência no impacto cultural nacional sobre o gerenciamento de resultados.

Com a prática das normas IFRS temos o gerenciamento de resultados sendo esta uma grande preocupação para acionistas, credores, órgãos de normatização e controle e reguladores do mercado de capitais.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.