RENOVAR PARA INOVAR - A NOVA GERAÇÃO DO FACTORING

http://www.sinfac-sp.com.br/v2/userfiles/_41ff014de8139a2e2268c766f7c7881e1334068677.jpg

Um dos grandes desafios da atividade sindical é ter representatividade do segmento em que atua. Não existe representação se não houver participação. A falta disto faz com que um pequeno grupo de participantes trace os destinos de toda uma classe.

Recentemente, a ANFAC e o SINFAC-SP convidaram seus associados para opinar na consulta pública sobre a mudança da resolução 13 do COAF. As reuniões foram realizadas no mesmo dia, na parte da tarde pela ANFAC, e no período noturno, na sede do SINFAC-SP. Entretanto, o que vimos nestas reuniões foi uma participação de associados muito restrita, inexplicável para um assunto tão importante.

Por outro lado, no final do ano passado um grupo ligado ao setor de cadastro de empresas de factoring reuniu 265 pessoas num evento, às suas próprias expensas com objetivo de se conhecer e facilitar seu serviço no dia a dia.

A leitura que faço desse paradoxo é que um assunto tão importante tenha pouca participação e outro, menos importante tenha uma participação tão expressiva, pois trata-se de uma aproximação por afinidade e interesse comum, que neste caso era o cadastro. Outra leitura é que este grupo em sua grande maioria seja formado de jovens, ávidos por informação, que talvez não participem por falta de convite e identidade comum.

Após termos conseguido adquirir nossa sede própria, o nosso desafio agora é fazer com que a mesma seja utilizada pelos associados, com prazer, tanto para o convívio social como para o debate de importantes temas de nossa classe.

Alcançar este status é complexo, ainda mais porque a dinâmica dos negócios obriga empresas e entidades a procurar caminhos para conservar ou mesmo elevar sua importância para determinados grupos já estabelecidos ou em constituição.

Por conta desta máxima, já iniciamos os trâmites para a criação de um Núcleo de Jovens Empresários e Executivos do Fomento Mercantil, cujo principal objetivo será constituir grupos por afinidades comuns nas áreas profissionais, culturais e esportivas.

É sabido que exercícios físicos são importantes para a saúde corporal, mas para saúde da alma é mais importante fazer aquilo que lhe dá prazer. Existe um provérbio popular que diz: “Trabalhe naquilo que você gosta, pois assim nunca precisará trabalhar”.

A concepção foi inspirada na observação dos fatos relatados acima e o conhecimento de projetos similares realizados por outras entidades de classe que, assim como o SINFAC-SP, veem no jovem a renovação natural das ideias e dos modelos de gestão, formas de ação e de trabalho.

O objetivo é integrar e reunir os jovens empresários (sem limite de idade) numa grandenetworking, com a função de promover debates, discussões, palestras, fóruns, cursos, eventos culturais e esportivos, entre outras atividades, de acordo com suas afinidades.

De pronto, já nomeamos nosso coordenador, o jovem Marcio Gonçalves, sócio da Four Factoring, estabelecida em Guarulhos, que utilizará sua experiência no setor para congregar todos os interessados.

A criação do Núcleo é uma das ações que o SINFAC-SP promoverá para atingir, nos próximos anos, uma posição privilegiada na busca pela excelência de nossa atividade e no acompanhamento das novidades constantes e intermináveis. Este pensamento é consoante ao fato de que o jovem tem a habilidade natural para assimilar e implantar inovações em suas ações diárias, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

As primeiras atividades que poderão ser acompanhadas em área específica de nosso site, onde também haverá uma ficha para os interessados em se inscrever no grupo (clique aqui).

Tenho plena certeza de que estas ações conjuntas, com o apoio de todos serão bem-sucedidas, e farão com que nosso setor se fortaleça ainda mais, atraindo cada vez mais jovens empresários do factoring e para o factoring.

Hamilton de Brito Junior, presidente do SINFAC-SP

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.