PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ENXERGANDO SEU MACROAMBIENTE

O planejamento estratégico ajuda muito a alta direção da empresa a identificar ameaças, minimizando surpresas desagradáveis no macroambiente turbulento e imprevisível que vivemos constantemente.

É uma ferramenta muito importante e útil para orientar todos os tipos de organizações, sejam elas, grandes ou pequenas, que atuem em qualquer segmento de negócio ou complexidade operacional, auxiliando-as na gestão, para minimizar as oscilações existentes no mercado.

É complexo planejar o futuro mediante às limitações que temos, imaginando as movimentações comportamentais econômicas, políticas, tecnológicas, sociais, ecológicas, legais, geográficas, demográficas e, principalmente, competitivas, que se refletem em nosso macroambiente.

A alta gestão de uma empresa mantém a atenção na operação de seus negócios em dois momentos de tempo:

- no presente: decidindo a condução do empreendimento, acompanhando as movimentações e obrigações do seu cotidiano, realizando uma gestão diária destas operações.

- no futuro: planejando as posições do empreendimento em curto, médio e longo prazos; realizando uma gestão contínua para transformar o planejado em realidade; monitorando sua evolução e ajustando possíveis distorções, seguindo as regras científicas, componentes das metodologias.

Temos um macroambiente conhecido nos processos decisórios da gestão diária:

a) produtos e serviços da atualidade;

b) clientes do “portfólio” de hoje;

c) segmentos mercadológicos atualmente trabalhados;

d) preços dentro de uma estrutura atualizada;

e) custos de hoje mais os reajustes necessários;

f) capacidade de produção e a produtividade de hoje;

g) competidores da situação atual;

h) macroambiente político, econômico e social e a legislação da atualidade.

Infelizmente, nem todas as empresas possuem um banco de dados com todas as informações de seu macroambiente, dificultando imensamente a visão e gestão.

Em sua maioria, normalmente as empresas somente controlam as atuais variáveis, ou seja, as necessárias e imediatas para formar um conceito para um processo de tomada de decisões. Ou seja, nesta condição precisa-se de um “feedback” relativamente rápido.

Mas quando a empresa faz sua gestão, vislumbrando a tomada decisões contidas sobre o futuro desempenho da empresa, podemos afirmar que o banco de dados é vasto e contém uma visão ampla do seu macroambiente, com variáveis conhecidas hoje, que se transformam em importantes variáveis para a gestão do amanhã.

O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências apresentadas pelas empresas, pois através desses aspectos o planejamento procura proporcionar à empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.

Ter um planejamento estratégico na empresa é muito importante para que o gestor tenha uma ampla visão de seu empreendimento, controlando fortemente o presente, buscando prever com mais precisão o futuro.

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais, consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em contabilidade e direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário, mestrando em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI. É consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo), palestrante da ANFAC (Associação Nacional do Fomento Comercial) e membro da 5ª Seção Regional do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

(Publicado em 05/05/20)

Video institucional

Cursos EAD

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.