PALAVRA DO PRESIDENTE: MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA. E JÁ TEMOS NOVOS DESAFIOS.

http://www.sinfac-sp.com.br/v2/userfiles/_cda82809f1280344a48e5daa49d827201365088525.jpg

Nada é mais gratificante para um soldado que o sentimento de missão cumprida, possibilitando-lhe desfrutar da vitória da batalha empreendida, mesmo a guerra ainda não estando ganha.

 

A tropa de choque do SINFAC-SP, formada por toda a diretoria e sua equipe, congratula-se com o imenso e valente batalhão das empresas de fomento mercantil pela conquista territorial de seu sistema de gestão de qualidade, após a emissão pela Rina do certificado internacional “ISO 9001:2008” e, simultaneamente, o reconhecimento da FECOMERCIOSP, ao nos conferir o certificado “Compromisso com a Excelência na Gestão Sindical”, utilizando-se para isso da metodologia SEGS – Sistema de Excelência de Gestão Sindical.
 

Pouquíssimas entidades sindicais possuem esse status junto à CNC, e mais raras ainda são aquelas que podem exibir também a certificação ISO 9001:2008. Dessa forma, estamos cumprindo a missão a que nos propusemos um ano atrás, ou seja, nos tornar um padrão de excelência e referência para todos os outros sindicatos do Brasil.
 

Sistema de Gestão é importante em qualquer organização, mas nas entidades sindicais ou representativas de classe tem um papel ainda mais relevante, pois seus dirigentes são passageiros e a instituição precisa se perenizar, profissionalizando seus processos com transparência e senso de continuidade. A entidade sindical precisa ter um plano estratégico que estabeleça seus objetivos de longo prazo e, ao mesmo tempo, gerencie o seu orçamento do dia a dia, garantindo assim o retorno em serviços de qualidade para seus associados.
 

Estamos absolutamente convencidos de que o Sindicato presta serviços mensuráveis e reais para toda a classe e, portanto, não hesitaremos em realizar a cobrança da Contribuição Sindical, com todo o rigor da lei, para os inadimplentes que se beneficiam injustamente de todas as nossas ações de representação para o segmento como um todo.
 

Queremos ver uma classe unida e participativa, pois vivemos um momento histórico de mudança de paradigmas, com novas missões e desafios a serem superados.
 

O primeiro deles, concreto e real, é a adaptação do setor às normas do COAF, conforme a Resolução 21, que entrou em vigor no início de março. O SINFAC-SP foi pioneiro no lançamento de um manual de procedimentos e política de prevenção à lavagem de dinheiro, que deveria ser adaptado por cada empresa de acordo com o seu porte.
 

Vale lembrar que mesmo o fomento mercantil passando a ser supervisionado pelo Banco Central, persistirá a obrigatoriedade da comunicação de operação suspeita diretamente ao COAF, com a possibilidade de o BACEN alterar algumas orientações da Resolução 21. Provavelmente as modificações não serão muitas, pois o texto já se baseou nas normativas do próprio Banco Central.
 

Decorrido um mês do inicio da vigência da Resolução, ainda permanecem muitas dúvidas por parte dos associados, que consultam diariamente a nossa assessoria jurídica, cuja divulgação hoje está restrita ao consulente, e muitas vezes, surgem questões redundantes.
 

Observada esta situação, estamos decidindo abrir no nosso site um fórum de discussões sobre o COAF, restrito aos associados, onde as perguntas colocadas serão respondidas publicamente, de tal forma que todos possam tirar proveito das orientações transmitidas.
 

Em se tratando de um fórum, poderemos ter múltiplas respostas, que serão devidamente monitoradas para evitar conflitos de entendimento, aproveitando-se a experiência de outros participantes que queiram colaborar.
 

Se este modelo realmente vingar, poderemos abrir novos fóruns de discussões no seu devido tempo, para tratar de aspectos como a regulamentação do Banco Central e outros assuntos de importância. 
 

Ficam aqui lançados estes novos desafios, que somente obterão sucesso se houver a participação da classe.
 

Unidos, certamente venceremos mais estas batalhas e poderemos desfrutar juntos a recompensadora sensação de missão cumprida.
 

Hamilton de Brito Junior
Presidente do SINFAC-SP

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.