O CONTROLE INTERNO NA EMPRESA É IMPRESCINDÍVEL

É muito importante ter um bom do controle interno em sua empresa, visto que se trata de uma ferramenta primordial, que nos assegura a credibilidade e a veracidade de todos os registros e informações contábeis e financeiras, contidas em suas demonstrações contábeis e seus relatórios gerenciais.

Esta ferramenta estando bem afiada, ou seja, sendo bem planejada e trabalhada com perfeição, torna-se cada vez mais indispensável para o norteamento de um bom empresário, seus gestores e administradores, tornando mais transparente, ágil, segura e precisa a tomada de decisões por seus pares, na operação da empresa.

O controle gera uma segurança operacional inestimável, e ao mesmo tempo, uma ousadia invejável, por ser tão cristalina a estrada empresarial a ser trilhada e o destino que se atingirá, com a condição de redirecionar caso haja a necessidade com muito mais exatidão, serenidade e rapidez.

Neste caso todos os usuários internos são bem assessorados a ponto de entenderem das mais variadas e necessárias bases de informações que os auxiliam a enxergar que suas atividades estão em sintonia com o planejamento estratégico pré-definido, dando uma força adicional à estrutura que se manifesta uniformemente com foco e determinação aos seus objetivos.

O reflexo positivo disso chega aos clientes externos, que notam os resultados, no atendimento, produção, preço e outras estruturas da empresa se aliam à necessidade do cliente e constantemente avaliam sua satisfação e resultados.

Ao elaborar controles internos, deve-se ter como meta obter informações e norteamentos operacionais, evitando que ocorram na empresa:

  • Abuso de poder, por parte de superiores hierárquicos

  • Ineficiência operacional

  • Desmazelo com os ativos

  • Desvio da realidade

  • Fraude

  • Erro

Os controles internos são um grande facilitador para os trabalhos do auditor, profissional que verifica em detalhes se as operações da empresa estão corretas e atendem à legislação vigente.

Os controles internos contemplam também a segregação de responsabilidades, seus níveis estratégicos e abrangência. Deve ser composto por estruturas simples, didáticas e inteligentes, em um contexto técnico com alto grau de eficiência, mas contendo sempre uma praticidade operacional, a fim de viabilizar sua integração e sua compreensão dentre o conjunto de profissionais envolvidos.

Enfim, que tipo de controles internos VOCÊ tem em sua empresa?

Eles são suficientes para lhe demonstrar como estão seus negócios?

Se não tem, preocupe-se com eles. Ficar sem este norteador é o mesmo que estar em um barco, em alto mar e no meio de uma tempestade, SEM BÚSSOLA. Indicadores de desastre iminente.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.