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Publicado em 18/01/2022
Por Marco Antonio Granado
A concorrência e a competitividade existente em todos os mercados e segmentos, sem contar com o avanço desenfreado da tecnologia, gerando inúmeras facilidades, agilidades e aprimoramentos nas diversas operações existentes, e desta forma, incrementa as exigências quanto a performance das empresas, colocando a prova seus gestores, obrigando-os a buscarem resultados positivos em suas operações, bem como, o equilíbrio financeiro e econômico em seu fluxo de caixa.
Assim sendo, conclui-se que realizar a gestão de qualquer negócio, independe de seu segmento ou tamanho, em razão de ser um enorme desafio, sendo ainda mais dificultada quando a gestão de operações existentes na empresa, não é realizada com competência, por se tratar de uma gestão essencial à conquista das metas traçadas pelos gestores.
A gestão de operações é uma área preocupada com a administração das práticas de negócios, cujo objetivo é maximizar a eficiência de da empresa, envolvendo planejamento, organização e a supervisão dos processos, para equilibrar receitas e custos.
Sendo também, o processo de orientar o desenvolvimento, manutenção e alocação de recursos para atingir as metas, tornando os processos internos mais produtivos e eficientes.
A gestão de operações, planeja, executa e monitora as diferentes decisões e processos existentes na empresa, propondo-se a obter o máximo em qualidade e produtividade do empregado, ou seja, chegar muito próximo do máximo daquilo que empregado pode dar de si para a empresa.
A atenção para a gestão de operações na empresa, esta direcionada para o aperfeiçoamento e otimização de tarefas executadas e seus impactos diretos com a melhoria dos resultados a serem obtidos na empresa.
Desta forma, é necessário analisar detalhadamente toda a estrutura da empresa e suas operações, com o interesse único em obter soluções para o aprimoramento de cada um dos processos existentes.
Os benefícios encontrados ao implementar a gestão de operações são:
a) diminuição de custos e despesas;
b) incremento na produtividade operacional;
c) aumento da rentabilidade e lucratividade;
d) motivação dos empregados;
Todos estes benefícios gerados ao realizar a gestão de operações, são resultados de atitudes implementadas na empresa, ações para que se possa obter o sucesso desejado, realizando e estabelecendo um planejamento eficaz, que pode ser estruturado em:
a) elaborar um planejamento eficaz;
b) prepare seus empregados;
c) esquematize e diminua custos e despesas operacionais;
d) empregue o máximo de recursos tecnológicos;
e) inspecione a performance das operações e atividades operacionais.
A importância para a empresa da gestão de operações é imensa, sendo necessário gerar e ampliar sua cultura empresarial, onde todas as esferas de gestores se comprometam com a gestão de operações, incrementando arduamente esta prática salutar, que beneficiará diretamente ou indiretamente, todos os integrantes desta estrutura empresarial que a absorve e implementa a gestão de operações.
A divulgação dos resultados obtidos através da implementação da gestão de operações, bem como, das vantagens e melhorias à todos os empregados, é sem dúvida a melhor forma de fomentar e incentivar essa prática tão importante internamente na empresa.
A prática de gestão de operações é um importante caminho para fazer frente a concorrência e a competitividade existente em todos os mercados e segmentos, contribuindo com o atingimento de resultados positivos em suas operações, bem como, o equilíbrio financeiro e econômico em seu fluxo de caixa.
Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante e escritor de artigos empresariais. Atua como consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Atua como docente na UNISESCON e no SINDCONT-SP. Atua como consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP e da ABRAFESC. É membro da 5ª Seção Regional do IBRACON. É bacharel em contabilidade e direito, com pós-graduação em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças.