FGTS: COMEÇOU O SAQUE DAS CONTAS INATIVAS

Desde o dia 10 de março, todos os trabalhadores estão podendo sacar os valores existentes no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em todas as contas inativas até dezembro de 2015.

Estima-se que aproximadamente 3 milhões de trabalhadores vão retirar R$ 34 bilhões até 31 julho próximo, prazo-limite determinado pelo governo. Não há limite de valor.

A Caixa Econômica Federal é a única instituição financeira autorizada a administrar esta operação. Para tanto, as 1.841 agências deste banco abriram duas horas mais cedo nos três primeiros dias de saques. Além disso, também estarão abertas em alguns sábados, das 9 às 15 horas, nas datas previstas de 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Este dinheiro será muito bem-vindo para cada um dos trabalhadores, em razão da situação econômica que atravessa nosso país, pois boa parte deles está endividada e desempregada neste momento. Ao mesmo tempo, prevê-se uma grande injeção destes valores em nossa economia, girando os pequenos negócios e a atividade econômica como um todo.

Tabela de saques

  • A partir de 10 de março (nascidos em janeiro e fevereiro)
  • Em abril (nascidos em março, abril e maio)
  • Em maio (nascidos em junho, julho e agosto)
  • Em junho (nascidos em setembro, outubro e novembro)
  • Em julho (nascidos em dezembro)

A data-limite para sacar este valor vai até 31 de julho, mas fiquem atentos, pois quem não sacar até esta data perderá o direito de fazê-lo. Por exemplo: os nascidos em dezembro terão somente 17 dias para sacar.

Portanto, perder o prazo significa que somente poderão sacar o dinheiro conforme a legislação autoriza – após a homologação da aposentadoria; ter acima de 70 anos; após a conta do FGTS permanecer sem depósitos por três anos ininterruptos.

Os trabalhadores deverão levar: número de inscrição do PIS/Pasep; documento de identificação do trabalhador; comprovante de finalização do contrato de trabalho (CTPS ou termo de rescisão do contrato de trabalho).

Portanto, se programem e não percam o prazo. E, claro, administre bem esse dinheiro, não saia gastando desnecessariamente, desperdiçando a oportunidade de guardar uma parte dele para fazer frente a uma futura necessidade.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Texto publicado em 16/03/2017

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.