EMPREGADOS, EMPREGADORES E A COVID-19

Com uma nova onda da Covid-19 no mundo, observamos uma retomada de posicionamentos mais radicais da maioria dos governantes mundiais, com vistas a conter o vírus e proteger o cidadão. Os europeus, em especial, já anunciaram a provável volta dos lockdowns, a fim de conter a sobrecarga ao sistema de saúde.

No Brasil, não podemos dizer que estamos diferentes ao que está acontecendo no mundo. Essas informações estão nos trazendo uma grande preocupação, inclusive para os empresários sobre um novo possível colapso econômico nacional, tendo em vista o aumento dos índices de contaminação e de mortes nestes últimos dias.

Precisamos nos unir pela proteção da vida, buscando o equilíbrio entre cuidados com a saúde e retomada econômica, atendendo o protocolo de cuidados e prevenções contra o vírus nas empresas, onde empregadores e empregados precisam se unir. Afinal, o empregado não vive sem a empresa, e a contrapartida é verdadeira – empresa não vive sem o empregado

Portanto, não devemos abrandar as condições de prevenção contra a Covid-19, divulgando e seguindo às seguintes regras:

- Aumento do distanciamento físico

- Uso de máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs)

- Reforço das práticas de higienização das mãos e limpeza de ambientes

- Divulgar e sanar dúvidas dos empregados

- Fixar placas identificadoras que reforcem as práticas a serem realizadas

 

Todo cuidado é pouco neste momento tão turbulento, pois sabemos que a vacina está chegando, mas independentemente desta boa notícia devemos respeitar as regras em casa e na empresa.

Sendo assim, empregadores e empregados devem enfrentar juntos esta pandemia, cumprindo à risca os itens de prevenção, buscando uma interação em suas atividades operacionais, para que a empresa sofra o menor impacto possível em sua estrutura financeira, econômica, comercial e produtiva.

Não podemos deixar de aventar que estamos próximos do Natal do Ano Novo, sendo prudente ter cautela, cuidado e prevenção.

Enfim, mais um ano se foi, portanto, desejo a TODOS um “FELIZ NATAL” e com certeza um “PRÓSPERO 2021” acima de tudo, com MUITA PAZ e SAÚDE.

Marco Antonio Granado, empresário contábil, contador, palestrante, escritor de artigos empresariais, consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Bacharel em contabilidade e direito, pós-graduado em direito tributário e processo tributário, mestre em contabilidade, controladoria e finanças na FIPECAFI. É consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo), palestrante da ANFAC (Associação Nacional do Fomento Comercial) e membro da 5ª Seção Regional do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil

(Publicado em 17/12/20)

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.