É TEMPO DE COMEMORAR, AGRADECER E PRESTAR CONTAS

http://www.sinfac-sp.com.br/v2/userfiles/_642fad5bba5fd8752c70982495bc12d61356016139.jpg

No palco da vida sindical, antes que se feche a cortina de 2012, gostaria de recapitular os atos de nossa atuação frente à gestão do SINFAC-SP.

 

É tempo de comemorar as conquistas, agradecer o apoio e a participação da classe e prestar contas de nossa atividade, numa breve retrospectiva do ano.

 

Ao cumprir nossa missão de representar a base,  oferecemos produtos e serviços abrangentes visando a continuidade e perenidade dos negócios de factoring no Estado de São Paulo.

 

O SINFAC-SP levou conhecimento, crescimento e desenvolvimento a seus associados, promovendo 40 eventos, entre cursos, palestras, fóruns, simpósio, cafés da manhã etc., beneficiando gratuitamente mais de 900 pessoas.

 

Além disso, a diretoria do SINFAC-SP representou a classe em 122 eventos próprios e de terceiros. Este número é realmente impressionante, pois equivale a quase 50% dos dias úteis do ano, lembrando que a Diretoria exerce uma atividade não remunerada.

 

Como representação política, obtivemos as 1ª e 2ª emendas para a inserção de um capítulo sobre contrato de Fomento Mercantil no novo Código Comercial, que atende a totalidade dos anseios da categoria. A 1ª emenda por intermédio do deputado Walter Ihoshi, subscrita pelo deputado Guilherme Campos.  Já a 2ª teve a autoria do deputado Laercio Oliveira, após a nossa constatação na CETIP da dificuldade de implantar uma Câmara de Liquidação de Títulos Faturizados.

 

Ainda no campo da representação política, lutamos por um projeto de lei de factoring que autodenominamos Terceira Via, coletando os pontos positivos do projeto original da Câmara e do Substitutivo do Senado. Para esta empreitada obtivemos apoio dos deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Laercio Oliveira. O setor está para receber uma Medida Provisória que muito se aproxima deste nosso projeto, demonstrando que todo este trabalho não foi em vão.

 

Entretanto, a nossa maior vitória política ainda está por vir, com a inclusão de um artigo no Estatuto da Micro e Pequena Empresa, vedando ao sacado recusar o pagamento para terceiros de títulos emitidos por estas empresas.

 

Esta ação, muito bem orquestrada pelo deputado Laercio Oliveira, teve como protagonistas o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro; o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, e o deputado federal Pedro Eugênio, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, que será o autor da nova lei.

 

Para viabilizar toda essa aproximação de representação política, contratamos neste ano assessoria parlamentar e institucional a cargo dos advogados João Batista Diniz Junior e Henrique Heiji Erbano, que já atendem outros sindicatos filiados à FECOMERCIO-SP e CNC.

 

No campo da gestão sindical, implantamos um Sistema de Qualidade para a obtenção da Certificação ISO 9001:2008, que provavelmente será obtida em fevereiro de 2013 por organismo certificador internacional. Em paralelo, participamos do Programa da CNC para Excelência em Gestão Sindical (SEGS), no qual definimos visão, missão, princípios e bandeiras. No SEGS já estamos  recomendados com louvor para o próximo ciclo, recebendo a certificação da FECOMERCIO-SP na primeira reunião Plenária de 2013, que deverá acontecer e fevereiro.

 

No tocante aos serviços, desde gestões anteriores já oferecemos  consultoria na área jurídica atendida pelo Dr. Alexandre Fuchs das Neves, profissional de renomado saber e especialista em fomento mercantil. Neste ano tivemos a contratação do contador Marco Antonio Granado, que nos atende nas áreas contábil, fiscal, tributária, previdenciária e trabalhista. Ambos os consultores oferecem duas matérias semanais em nosso informativo on-line, além de responder as questões que lhe são formuladas.

 

Ainda neste ano foi contratado o consultor em gestão de qualidade Marcio Silvestre, que além de nos orientar para a Certificação ISO 9001:2008, criou o Manual de Política e Procedimentos à Prevenção de Lavagem de Dinheiro, para atendimento à Resolução 20 do COAF.

 

O Manual e os procedimentos estão disponíveis em nosso site exclusivamente aos associados. Vale lembrar que, mesmo com a edição de nova Resolução do COAF para o segmento, a entrar em vigor em março de 2013, o Manual e os procedimentos continuam inteiramente válidos, pois as alterações colocadas em consulta pública já estão consideradas no material preparado.

 

Também oferecemos produtos e serviços abrangentes à categoria. Temos convênios com sete software houses voltadas ao fomento mercantil; a Qualicorp na área de saúde; três empresas na área de lazer, sete no segmento da educação; Previdência Privada com a FECOMERCIO-SP, Comprova e Boa Vista Serviços. Deste último queremos destacar o expressivo desconto de 45% no relatório Empresarial Completo para os associados do SINFAC-SP.

 

Com respeito ao fortalecimento da categoria via associativismo, destacamos o acréscimo de aproximadamente 90% em nosso quadro neste último ano.

Para a continuidade deste crescimento, houve a contratação de uma nova colaboradora, responsável por captar novos associados e estreitar laços com as empresas já associadas.

 

Este é o indicador de maior importância no nosso monitoramento, pois significa o reconhecimento de nosso trabalho, além de aumentar a representatividade do setor, evitando que uma minoria participante assuma os destinos de toda uma classe.

 

Com esta mesma finalidade, criamos o Núcleo Nova Geração do Fomento Mercantil, cujo objetivo é constituir grupos por afinidades comuns nas áreas profissional, cultural e esportiva, para discutir e apresentar soluções aos principais temas que afligem o fomento mercantil. O evento inaugural se deu por meio de um coquetel no final de outubro, no qual os participantes puderam interagir entre si. Desta forma, esperamos a realização de um grande trabalho para 2013.

 

Por fim, em 13 de dezembro foi realizado o primeiro Jantar de Confraternização entre os associados do SINFAC-SP, em seus 21 anos de existência. Fiquei bastante feliz com a expressiva participação da classe, mesmo em uma noite chuvosa e com problemas de trânsito, quando muitos demoraram até três  horas para chegar ao restaurante Chácara Santa Cecília. Também me emocionei com as palavras de carinho, gratidão e reconhecimento a mim dirigidas no transcorrer do evento.

 

E fechando as cortinas de 2012, gostaríamos de desejar Feliz Natal e um Ano Novo a todos, com muita paz, saúde e prosperidade. Precisamos de uma classe unida em 2013 para superar os obstáculos que certamente enfrentaremos com a nova regulamentação. Contamos com sua participação nesta longa e difícil jornada.

 

Hamilton de Brito Junior
Presidente

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.