CONTABILIDADE, NEGÓCIOS E SUCESSO ANDAM JUNTOS

Não veja a contabilidade como se fosse somente o manuseio desordenado de documentos financeiros de sua empresa, ou como uma burocracia desnecessária que objetiva somente o atendimento ao fisco e aos órgãos públicos. Esta é uma forma muito míope de ver a contabilidade. Mude já este pensamento ou terá sérios tropeços.

É comum ao empresário enfrentar dificuldades para entender aspectos contábeis, tributários e trabalhistas, ao se deparar com a lei pura, pairando sempre a dúvida sobre se está cumprindo as práticas legais corretas e aceitas pelo fisco em suas operações. 

Este fato é muito frequente, afinal todo empresário tem um dia muito estafante, e cada hora lhe é muito preciosa, não lhe permitindo perdas. Seu foco maior é para a operação principal do negócio, sem dúvida, ou ele deveria também de conhecer bem de legislação tributária, mas prefere optar por uma ajuda – a “CONTABILIDADE”. 

Portanto, um escritório de contabilidade profissional e competente pode contribuir muito com sua empresa, impulsionando os negócios, a ponto de ser um grande aliado para que o sucesso seja alcançado, orientando e passando informações importantes e imprescindíveis.

Chegou a hora de verificar como isto é possível, e porque ocorre.

Tenha sempre na estrutura de sua empresa um parceiro eficaz, confiável e responsável, que faça com excelência sua contabilidade; realize a escrita fiscal com base na legislação tributária; confeccione a folha de pagamento norteando-se pela CLT; e entregue as obrigações acessórias corretamente dentro do prazo estipulado.

Nunca se esqueça de verificar qual é a formação acadêmica do contador responsável e da equipe; se estão devidamente registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), e conheça – se possível – a reputação do escritório em relação ao atendimento e à satisfação de alguns de seus clientes.

Após estes pequenos comentários sobre como deve ser seu parceiro, podemos agora entender como é possível identificá-lo, e as referências obtidas ajudarão imensamente a impulsionar e vislumbrar, com segurança, o excelente futuro para seu negócio.

Um bom trabalho de contabilidade e os negócios estão unidos, em todos os “cases” de sucessos.

O empresário, ao implantar uma contabilidade profissional de bom nível técnico, terá ultrapassado a barreira do desgaste e da preocupação acerca da burocracia existente em nosso sistema tributário, um dos mais complicados do mundo. 

É bom ressaltar que a partir no novo Código Civil, o contador também responde solidariamente ao empresário, caso existam fraudes contábeis ou tributárias, pois ele é o responsável técnico contábil que deverá auxiliar e orientar, para evitar erros e direcionar a empresa a operar com total integridade.

A contabilidade lhe fornece muitas ferramentas para o gerenciamento de seu negócio, dentre elas:

• Qual o melhor regime tributário para operar (planejamento tributário).
• Apuração do resultado financeiro e sua detalhada demonstração.
• Informações valiosas financeiras, facilitando a apuração do custo do produto.
• Controle das despesas e receitas e sua evolução.
• Apuração de índices, que direcionam o desempenho.
• Detalhamento de fornecedores e clientes.
• Nível de inadimplência.
• Custo financeiro.

Enfim, saiba quem realmente é seu parceiro, pois ele pode ser um grande aliado nos negócios.

Marco Antonio Granado é empresário contábil, contador, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e consultor tributário e contábil do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo.

Video institucional

Cursos EAD

Cursos e Eventos

Nenhum evento disponível.

Fotos dos Eventos

Sobre o Sinfac-SP

O SINFAC-SP está localizado na
Rua Libero Badaró, 425 conj. 183, Centro, São Paulo, SP.
Atendemos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.